O último de uma era. Abarth estreia o exclusivo 695 '75.° Anniversario'

A Abarth despede-se dos motores a combustão, com uma última edição especial do seu 695, intitulada "75.º Anniversario".

Numa altura em que prepara o lançamento oficial do seu segundo modelo 100% elétrico, a Abarth despede-se dos motores a combustão, com uma última edição especial do seu 695, intitulada '75.º Anniversario'. Proposta de produção limitada, que visa também assinalar os 75 anos da marca, e que, segundo apurou a TURBO, já está disponível em Portugal.

Com uma produção limitada a não mais que 1368 unidades, número que é também uma homenagem à cilindrada do já muito explorado 1.4 T-Jet a gasolina, o Abarth 695 '75.° Anniversario' destaca-se, visualmente, pela aplicação de um enorme escorpião no tejadilho, complementado com a inscrição Abarth, também em dourado, no flanco, e a imagem de dois pistões cruzados, um pouco mais atrás.

O Abarth 695 75.° Anniversario celebra os 75 anos da marca italiana
O Abarth 695 75.° Anniversario celebra os 75 anos da marca italiana

Quanto às jantes em liga leve de 17", têm igualmente um acabamento dourado, contrastando, assim, com a pintura negra que reveste carroçaria e onde também é possível encontrar detalhes em preto acetinado.

LEIA TAMBÉM
O mais potente de sempre. Abarth mostra primeira imagem do venenoso 600e

Já no habitáculo, a opção por revestimentos em Alcantara preta, combinada com inserções em carbono, tanto no volante, como nos bancos desportivos fornecidos pela Sabelt. E em cujos encostos de cabeça figura ainda um emblema '75.º Anniversario', costurado a linha dourada. 

O 695 '75.° Anniversario' aposta num interior igualmente desportivo
O 695 '75.° Anniversario' aposta num interior igualmente desportivo

Também presentes, pedais e pega da caixa manual de seis velocidades em alumínio, sistema de infoentretenimento com ecrã de 7", sistema de som Beats Audio e ar condicionado automático.

Finalmente e quanto ao propulsor, o já esperado 1.4 T-Jet que impulsiona a generalidade dos modelos Abarth, equipado com um turbo Garret GT 1446, a debitar 180 cv de potência e 250 Nm de binário. Mas também uma válvula de escape ativa Record Monza que, certamente, garantir-lhe-á uma sonoridade muito mais envolvente e viciante, do que a de um qualquer elétrico

O 695 '75.° Anniversario' promete, não somente um comportamento envolvente, como também uma sonoridade viciante
O 695 '75.° Anniversario' promete, não somente um comportamento envolvente, como também uma sonoridade viciante

Ainda no capítulo técnico, amortecedores Koni FSD em ambos os eixos asseguram um comportamento em curva especialmente desportivo.

Disponível já em Portugal

Segundo a Abarth, o 695 '75.° Anniversario' já está disponível para encomenda em alguns mercados europeus, onde passa a ser a proposta a combustão mais cara da marca. Mas, ainda assim, abaixo do valor pedido pelo 100% elétrico 500e.

A nova edição especial do Abarth 695 tem uma produção limitada a 1368 unidades
A nova edição especial do Abarth 695 tem uma produção limitada a 1368 unidades

Em Portugal, onde, segundo apurou a TURBO, já se encontra disponível para encomenda, o Abarth 695 '75.° Anniversario' apresenta como preço de entrada 38 800€, já com factor exclusividade incluído. Isto, porque, destes, apenas 25 chegarão ao nosso País!...