Duas novas séries limitadas a 2000 unidades cada do Abarth 595, denominadas Scorpioneoro e Monster Energy Yamaha, sublinham a alma e o caráter exclusivo desta marca desportiva da FCA.
A Abarth revelou duas novas séries limitadas de edição limitada - Abarth 595 Scorpioneoro e Abarth 595 Monster Energy Yamaha - com produção de apenas 2000 unidades cada, que sublinham a dualidade da sua alma, estilo e performance.
Ambas também sintetizam os dois valores fundamentais da marca desportiva da FCA: herança e divertimento.
O Abarth 595 Scorpioneoro e Abarth 595 Monster Energy Yamaha partilham a mesma cadeia cinemática, mas apresentam um estilo exterior específico.
LEIA TAMBÉM
Especial Abarth. Em pista com o escorpião no Kartódromo do Bombarral
Por baixo do capot encontra-se um motor turbo a gasolina de quatro cilindros e 1,4 litros que desenvolve uma potência de 165 cv e um binário de 230 Nm.
O propulsor está associado, de série, a uma caixa manual de cinco velocidades, estando disponível, em opção, uma transmissão automatizada e com comandos sequenciais com pastilhas. Com caixa manual é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos.
Tributo ao A112 Abarth "Targa Oro"
O Abarth 595 Scorpioneoro foi concebido para prestar homenagem ao exclusivo A112 Abarth "Gold Ring", mais conhecido junto dos fãs como A112 Abarth "Targa Oro".
Tratou-se de uma viatura verdadeiramente exclusiva, com apenas 150 unidades produzidas em 1979. Todas possuiam carroçaria preta, pormenores dourados, sofisticado interior e ampla gama de conteúdos de série, seguindo a tradição italiana dos modelos de "granturismo".
Exteriormente, o Abarth 595 Scorpioneoro é reconhecível pela pintura em Preto Scorpione – disponível, como opcional, também em Azul Podium, Branco Racing e Cinzento Record – e pelo tejadilho com decoração em xadrez preto mate.
Este revestimento condiz perfeitamente com o acabamento em Cinzento Tar Cold dos puxadores, das capas dos retrovisores e dos defletores, dianteiro e traseiro.
Para realçar ainda mais o estilo, esta nova série especial inclui elementos dourados, como o escorpião no capot, o friso em torno da carroçaria e as jantes de 17" ou, como opcional, jantes pretas de 17" com o escorpião dourado no centro.
Interior em pele preta
No interior, o novo Abarth 595 Scorpioneoro exibe bancos com estofos em pele preta e costas em material técnico para dar melhor sustentação ao corpo na condução mais desportiva.
Nos apoios de cabeça dianteiros sobressai a inscrição "Scorpioneoro" bordada, a acompanhar a bandeira italiana e o bordado com o nome Abarth.
Os novos bancos combinam com o tablier em Preto Scorpione com elementos em preto mate, com a placa dourada no túnel central e com os tapetes personalizados.
O Abarth 595 Scorpioneoro conta ainda com avançado sistema de infoentretenimento, que inclui o sistema Uconnect HD de 7" equipado com Apple CarPlay e Google Android Auto – uma plataforma rápida com monitor de alta definição, GPS e rádio digital DAB.
Além disso também oferece um sofisticado sistema BeatsAudio com 480 W de potência e altifalantes digitais de oito canais, incluindo um avançado algoritmo de equalização capaz de reproduzir todo o espectro sonoro de uma gravação em estúdio.
Evocação da parceria com a Yamaha
A segunda série especial, o Abarth 595 Monster Energy Yamaha, foi criada a pensar nos clientes jovens e nos adeptos dos desportos motorizados, com um produto empolgante e exclusivo.
A decoração exterior é inspirada no Monster Energy Yamaha MotoGP YZR-M1 de 2020, apresentando uma carroçaria bicolor azul e preta, disponível também, como opcional, totalmente em preto, e ostenta o logo "Monster Energy Yamaha MotoGP" na zona inferior da lateral, imediatamente acima do logo "595".
LEIA TAMBÉM
Abarth comemora 70 anos. De Amesterdão a Lisboa em 1949 dias…
Esta série especial também limitada a 2000 unidades exibe ainda a "garra Monster" no capot, um sinal da nova colaboração entre a Abarth e a conhecida bebida energética.
As cores escuras contrastam com o acabamento em Cinzento Tar Cold dos puxadores das portas e dos defletores, dianteiro e traseiro.
Passando ao habitáculo, este possui um volante de base plana inspirado nas viaturas de competição com lista de marcação do centro no rebordo superior, particularmente útil para a condução de um carro desportivo.
Preparação desportiva
O botão "Sport" controla o débito de binário máximo, a regulação do sistema de direção elétrica e a resposta ao acelerador e o "ronco" do escape Record Monza com válvula ativa.
O sistema de travagem – desenvolvido especificamente para a Abarth – possui discos ventilados, de 284 mm à frente e 240 mm atrás.
Igualmente de série, a suspensão traseira Koni com tecnologia de Amortecimento Seletivo de Frequência (FSD) otimiza o comportamento dinâmico, a maneabilidade e a estabilidade, proporcionando uma exclusiva experiência de condução.
O sistema Uconnect HD de 7" está associado ao sistema integrado de telemetria Abarth, que permite aos aos condutores avaliarem a própria performance.
As duas novas séries especiais já podem ser encomendadas, com preços a partir de 27.530 euros para o 595 Monster Energy Yamaha e desde 30.930 euros para o 595 Scorpioneoro.