A Fiat acaba de desvendar uma (ligeira) atualização da gama Abarth 595 para o ano que agora se inicia. A qual, além de algumas novidades no equipamento, destaca-se, também, pela "transformação" do modo de condução mais radical, aqui conhecido como Sport, em Scorpion.
Hoje em dia disponível com quatro versões - 595, Turismo, Competizione e Esseesse -, o hot-hatch Abarth 595 continuará a ser disponibilizado em duas carroçarias, hatchback e Convertible, e mantendo intocado o já conhecido quatro cilindros 1.4 Turbo, já Euro 6D Final, proposto com três níveis de potência: 145 cv no caso da versão de entrada, 165 cv no Turismo e 180 cv no Competizione e Esseesse.
Ainda no que concerne às versões mais potentes, destaque para a presença de um turbocompressor Garrett GT1446, um diferencial mecânico de deslizamento limitado, amortecedores Koni FSD e travões Brembo com pinças de alumínio fixas.
Independentemente da versão, a proposta, de fábrica, de uma caixa manual de cinco velocidades, ainda que, como opcional, todos possam montar uma transmissão sequencial robotizada com patilhas no volante.
LEIA TAMBÉM
Abarth 595. Novas séries limitadas Scorpioneoro e Monster Energy Yamaha
Quanto às novidades trazidas com esta atualização, destaque, desde logo, para a mudança de nome daquele que é o modo de condução mais desportivo e accionável através de um botão no tablier, 'Sport', para um ainda mais sugestivo 'Scorpion'. Algo que, segundo o comunicado da marca, não traz qualquer alteração ao já conhecido, em termos de respostas. Embora e até pelo facto do emblema da marca ostentar um escorpião... fica melhor!
Já no caso específico da versão Turismo, o novo ano trouxe, também, um novo revestimento em pele para o interior - Helmet Brown - e uma nova pintura exterior mate - Rally Blue -, ambos opcionais. Ao passo que, o Competizione, ganha, ainda, um novo, mas opcional, conjunto de jantes de 17"!
Ainda no domínio dos opcionais, os Abarth 595 passam a poder exibir, igualmente, um novo acabamento do tablier em Alcantara, novos bancos em pele e uma pega da caixa de velocidade em fibra de carbono. Sendo que, o topo de gama Esseesse recebe, ainda, novas ponteiras de escape em titânio da Akrapovic.
Pelo contrário, todas as versões passam a dispor de sistema de infoentretenimento Uconnect com ecrã táctil de 7", que, opcionalmente, pode receber sistema de compatibilização Apple CarPlay e Android Auto. Passando a estar igualmente disponível um novo sistema de som BeatsAudio, a anunciar uma potência total de 480W, além de um amplificador digital de 8".
Para o responsável das marcas Fiat, Lancia e Abarth para a região EMEA, Luca Napolitano, o Abarth 595 é "um pequeno supercarro que consegue evocar uma profusão de sensações, tanto em estrada, como em pista. Muitos são os seus segredos: a performance 'explosiva', o som do escape, o estilo irreverente e alegre, mas repleto de personalidade e, claramente, o prazer de condução".
Entretanto, "hoje apresentamos a nova gama 595, completamente renovada, que torna o 595 ainda mais atual e diferenciado. Estou certo de que os nossos clientes, tanto os mais atentos ao estilo como os que não conseguem passar sem performance, vão apreciar as novas soluções adotadas, graças a todos aqueles pormenores que fazem de um Abarth uma jóia de coleção", conclui o mesmo responsável.