Já com preços. Primeiro Abarth 100% elétrico estreou-se em Portugal

Embora com chegada prevista apenas para junho, o primeiro modelo 100% elétrico da Abarth, o 500e, passou por Portugal, para desvendar tudo!

Embora com chegada efectiva a Portugal prevista apenas para junho, o primeiro modelo 100% elétrico na história da desportiva Abarth, o 500e, passou por Portugal, já com todas as características e informações definidas. Inclusive, a menos agradável – o preço.

Cumprida a apresentação internacional, da qual também demos conta aqui na TURBO Online, o primeiro Abarth 100% elétrico decidiu aproveitar o tempo que ainda falta até à chegada das primeiras unidades aos mercados, para fazer um breve périplo pela Europa. Para já, dando-se a conhecer através de uma unidade de pré-série, que, numa apresentação apenas estática, ou seja, sem qualquer possibilidade de condução, deixou já, elevadas expectativas.

A ajudar, desde logo, às óptimas sensações, um aspecto exterior que, sem dúvida e não apenas devido à eletrizante cor de lançamento Verde Acid, causa impacto, fruto de uma postura mais robusta e agressiva, conseguida através de uma maior largura da carroçaria, assim como de uma série de pormenores. Como é o caso das cativantes jantes de 18" em Cinzento Titânio, a mesma cor das capas dos retrovisores exteriores.

De passagem por Lisboa, o novíssimo Abarth 500e só deverá chegar, efectivamente, a Portugal, em Junho
De passagem por Lisboa, o novíssimo Abarth 500e só deverá chegar, efectivamente, a Portugal, em Junho

Contudo, também importa dizer que, o 500e que nos visitou, era, nada mais, nada menos, que a edição especial de lançamento intitulada 'Scorpioníssima'. A qual, com uma produção limitada a não mais que 1949 unidades, naquela que é uma assumida homenagem à data de nascimento da Abarth, integra em si praticamente tudo o que é possível colocar no Novo Abarth 500e!

Excitante até no barulho!...

Assim e além de outros pormenores deliciosos inspirados na competição, como é o caso das saias laterais ou ainda do difusor traseiro, que também serve para esconder um dos elementos mais excitantes neste Abarth elétrico - já lá vamos... -, um cuidado notório, igualmente, com o ambiente a bordo. Onde, de resto, pudemos constatar, desde já, a óptima posição de condução garantida por um banco desportivo de inspiração bacquet e volante de pega excelente, ambos a acentuarem o ADN desportivo da marca italiana, além de um novo painel de instrumentos 100% digital de 7" e um sistema de informação e entretenimento UConnect com ecrã táctil de 10,25", a contribuírem para o cada vez mais valorizado, pelos clientes, toque tecnológico.

LEIA TAMBÉM
O mais reactivo e dinâmico de sempre. Abarth apresenta o seu primeiro EV

Quanto ao tal "elemento mais excitante" neste Abarth, só o descobrimos ao ligar a ignição e após seleccionarmos, num dos comandos do volante, a opção de som (supostamente) emitido pelo motor. Mas que, na verdade, trata-se de uma sonoridade fabricada com recurso a um gerador de som colocado por baixo da bagageira e que emite um ronco tal, que não serão poucos os levados a acreditar que se trata de uma versão com motor de combustão, e não um elétrico!

Com o interior mais cuidado, o 500e não abdica de afirmar os genes desportivos da Abarth
Com o interior mais cuidado, o 500e não abdica de afirmar os genes desportivos da Abarth

De resto, equipamento é, tal como já referimos, coisa que não falta neste Abarth 500e Scorpioníssima, o qual, além de um extenso leque de tecnologias concebidas em prol do conforto e bem-estar a bordo, como é, por exemplo, do sistema de acesso e arranque Keyless Go, dos sensores de luz e chuva, da climatização automática, do Apple Car Play e Android Auto, do sistema de sensores de estacionamento com sistema de visão 360°, ou até mesmo do sistema áudio premium da JBL, conta ainda com todo um pacote de sistemas de segurança e apoio à condução. Entre os quais, a travagem de emergência autónoma com reconhecimento de peões e ciclistas, assistente de velocidade inteligente, assistência de faixa de rodagem, detecção da fadiga do condutor, sensor de detecção de atenção, leitura de sinais de trânsito e monitorização de ângulos mortos, entre outros.

A partir de 43 mil euros

Também por este motivo, torna-se (um pouco) mais compreensível os valores pedidos por esta edição especial e limitada, proposta tanto na variante berlina como na carroçaria Cabrio, cujos preços começam, respectivamente, nos 43.000€ e 46.000€. Isto, já com todas as despesas incluídas.

Com uma estética e equipamento a causar forte impacto, o 500e Scorpioníssima tem também um preço não menos impactante
Com uma estética e equipamento a causar forte impacto, o 500e Scorpioníssima tem também um preço não menos impactante

Segundo a Abarth Portugal, que mantém as pré-reservas abertas desde novembro último, a filial nacional da marca italiana soma já 40 encomendas desta versão Scorpioníssima. O que, diga-se, não deixa de ser um número robusto, face à exclusividade, mas também preço, deste que é o primeiro Abarth 100% elétrico.