Com a nova geração Fiat 500 já em velocidade de cruzeiro no mercado, eis que, agora, é o preparador Abarth que trabalha já na sua versão - desportiva - do pequeno citadino. A qual, em fase final de preparação, anuncia-se, desde já, com um novo trem de força, distinto do exibido pelo 500 Electric.
O novo Abarth 500 elétrico, que foi já avistado em estradas do dia-a-dia, embora ainda na forma de protótipo fortemente camuflado, anuncia-se, desde logo, com uma postura mais agressiva e baixa, assim como com um pára-choques dianteiro revisto e um volumoso spoiler traseiro.
Este novo modelo marca, também, o início da transição da Abarth para uma mobilidade 100% elétrica, abrindo o caminho para futuros modelos zero emissões que, entretanto, também deverão surgir.

De resto e já este ano, o novo CEO da Abarth, Olivier François, assumiu, em declarações à britânica Autocar, que tinha a esperança de que a submarca da Fiat pudesse vir a contar com, entre um e três modelos 100% elétricos.
"Há cerca de ano e meio, eu próprio afirmei que não seria difícil [fazer uma versão Abarth do Fiat 500 EV], até porque os automóveis elétricos já são suficientemente divertidos de conduzir. Entretanto, a boa notícia é que, neste momento, já estamos a trabalhar nessa nova versão, sendo que, assim que tivermos luz verde, será relativamente fácil concretizá-la", afirmou, na altura, François.
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Ainda assim, o responsável máximo pela Abarth também assumiu que o projecto não deixará de causar algumas dores de cabeça. Isto, porque, "se quisermos fazer um verdadeiro Abarth, não podemos manter o mesmo trem de força" do 500 elétrico, tal como, "a partir do momento em que conseguirmos atingir a potência e binário que pretendemos, vai ser preciso encontrar igualmente uma nova transmissão e até sistema de travagem. Tudo terá de ser adaptado".
No entanto e porque, já nessa altura, os testes com o protótipo encontravam-se a decorrer, Olivier François também deixou a garantia de que, uma vez terminado, o carro será "fantástico", desde logo, fruto de uma sonoridade que "vai ser muito interessante", embora com a opção de também poder circular "em silêncio".

Segundo avança, agora, a Autocar, o primeiro Abarth 100% elétrico deverá ser capaz de maiores emoções que o 500 Electric, desde logo, graças a uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h abaixo dos 7 segundos, ou seja, bem melhor que os 9s anunciados pelo modelo que lhe estará na base.
Já em termos de velocidade de ponta, o Abarth deverá conseguir atingir um máximo de 160 km/h, sinónimo de aumento de 10 km/h face ao 500 elétrico, embora prevendo, também e consequentemente, uma diminuição na autonomia anunciada pelo Fiat de 320 quilómetros.