Lembra-se dele? Abarth 1000 SP vai ser produzido em edição muito limitada

Concebido, de início, para passar à produção juntamente com o Alfa Romeo 4C, o Abarth 1000 SP nunca passou de protótipo. Até hoje.

Concebido, originalmente, para passar à produção lado-a-lado com o entretanto também já desaparecido Alfa Romeo 4C, o Abarth 1000 SP acabou nunca passando da fase protótipo... até hoje. Isto, porque a FCA Heritage acaba de confirmar que irá, mesmo, produzir o pequeno desportivo... em não mais que cinco unidades.

O anúncio da passagem à produção do Abarth 100 SP, modelo que tem a mesma base do Alfa Romeo 4C, foi feito através da conta de Twitter da Auto Italia. Com a publicação italiana a acrescentar que o desafio será levado a cabo por um dos departamentos da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), hoje em nas mãos do novo grupo automóvel Stellantis - a FCA Heritage.

Para os menos informados, importa recordar que o Abarth 1000 SP nasceu em 2010, como uma homenagem a um dos mais ilustres modelos que fizeram a história do preparador italiano - precisamente, o Abarth 1000 SP de 1966.

Mostrado, pela primeira vez, em 2021, o novo Abarth 1000 SP foi desvendado como não mais do que um estudo...
Mostrado, pela primeira vez, em 2021, o novo Abarth 1000 SP foi desvendado como não mais do que uma reinterpretação do modelo original...

Aquando da sua apresentação, o novo Abarth 1000 SP era visto como mais uma possibilidade de rentabilizar o investimento que a FCA estava a fazer no lançamento do Alfa Romeo 4C, cuja apresentação haveria de ter lugar três anos depois, em 2013, no Salão Automóvel de Genebra.

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Contudo, a verdade é que o 4C acabou sendo introduzido no mercado, dando origem, tanto a um coupé, como a um cabrio, enquanto o 1000 SP nunca passou da fase de protótipo.

Aliás, a "apresentação" pública do Abarth só ocorreria, mesmo, durante o passado mês em maio de 2021, com a FCA Heritage a deixar a ideia de que se tratava, tão-só, de uma criação destinada a avaliar a receptividade do mercado ao modelo. Sendo que, passados sete meses, eis que a mesma divisão confirma que irá produzir, de forma muito limitada, o modelo. Fabricando não mais do que cinco unidades!

Abarth 1000 SP - depois do original, também a nova interpretação vai passar à produção
Abarth 1000 SP - depois do original, também a nova interpretação vai passar à produção

Ainda sobre o modelo, mantém-se a decisão de utilizar a mesma base do entretanto já desaparecido Alfa Romeo 4C, inclusivamente, o quatro cilindros de 1.742 cc. turboalimentado, a debitar 240 cv de potência máxima e 350 Nm de binário. Com o envio do binário apenas para as rodas traseiras a ser feito através da acção de uma caixa TCT de dupla embraiagem e seis velocidades, além de um diferencial autoblocante eletrónico que, na Alfa Romeo, ficou conhecido como Q2.

Preços? Ainda é cedo para saber. Tal como é cedo para poder avançar com qualquer data de chegada ao mercado. Há, apenas, que esperar...