Com base no protótipo Aicon apresentado em 2017, a Audi está a desenvolver o concorrente direto do Mercedes-Benz EQS. O Audi A9 e-tron pretende ser a referência técnica nos veículos elétricos do Grupo Volkswagen.
A Audi pretende assumir a liderança no segmento dos automóveis elétricos de luxo com o novo topo de gama que está a ser desenvolvido por um grupo de trabalho interno denominado Artemis.
O novo topo de gama da Audi está a ser projetado para ser um automóvel elétrico extremamente eficiente que deverá ser lançado no início de 2024, constituindo uma extensão do protótipo Aicon, revelado no Salão de Frankfurt de 2017.
LEIA TAMBÉM
Audi. Poderá o A1 ser o próximo e-tron?
O Audi A9 e-tron pretende ser um concorrente direto do Mercedes-Benz EQS e do Jaguar XJ e irá oferecer a tecnologia mais avançada em termos de linha motriz elétrica, células de bateria e condução autónoma.
O A9 e-tron Contará ainda com funcionalidades de conectividade 5G, incluindo uma utilização extensiva de caraterísticas "carro-para-X", de realidade aumentada e de atualizações 'over-the-air".
O novo modelo está a ser desenvolvido internamente com o nome de código E6 e aí está na fase inicial. O design da carroçaria poderá assumir a forma de uma berlina desportiva ou de um dois volumes prolongado (liftback). As dimensões externas poderão ser semelhantes aos do A7 atual, oferecendo, no entanto, o espaço interior do A8.
Quando for lançado, o Audi A9 e-tron irá ser a referência técnica para até 75 veículos elétricos e 60 híbridos plug-in que já estão planeados por marcas do Grupo Volkswagen como a Audi, Bentley, Lamborghini, Porsche, Seat, Skoda e Volkswagen. O investimento previsto na estratégia de eletrificação do Grupo Volkswagen até 2029 ascende a 60 mil milhões de euros.
30 modelos elétricos e PHEV
A Audi já anunciou o lançamento de 20 modelos elétricos (BEV) e dez híbridos plug-in (PHEV), ao abrigo de um plano de pesquisa e desenvolvimento que representará um investimento de 12 mil milhões de euros até final de 2024.
O grupo de trabalho Artemis é determinante na estratégia do novo presidente da Audi, Markus Duesmann, para permitir à marca cimentar a sua reputação na liderança técnica.
O Artemis irá trabalhar em conjunto com o departamento de desenvolvimento da Audi, mas, também, com especialistas em hardware e software de um grupo mais alargado para mais rapidamente criar tecnologias para veículos elétricos e condução autónoma.
A Audi também vai trabalhar mais proximamente com a Porsche, através do Artemis, no desenvolvimento de plataformas. As duas marcas já cooperaram na plataforma J1, que deu origem ao Taycan e ao novo E-tron GT.
Estão ainda a trabalhar numa estrutura denominada PPE, que deverá ser estreada por uma versão elétrica da segunda geração do Macan, cujo lançamento está previsto para 2022.