A6 Limousine: Audi revela a sua berlina mais aerodinâmica

A Audi mostrou as primeiras imagens do novo A6 Limousine, que passa a ser a sua berlina mais aerodinâmica de sempre e será proposta em motorizações a gasolina e diesel de 2,0 litros com 204 cv, ambas eletrificadas. Nova proposta chega no início do verão.

A Audi divulgou as primeiras imagens da mais recente geração do Audi A6 Limousine, que passa a ser a berlina mais aerodinâmica de sempre da marca dos quatro anéis. A nova proposta vem juntar-se à carrinha A6 Avant, que já se encontra disponível para encomenda desde março.

Visualmente, o Audi A6 Limousine apresenta um perfil mais aerodinâmico e com linhas mais limpas, inspirado claramente no fastback A7. A marca anuncia um coeficiente referencial de 0,23.A secção frontal é dominada pela grelha Singleframe e pela esguia iluminação LED já conhecida do A6 Avant.

O elemento mais importante para a aerodinâmica na frente são as entradas de ar laterais, otimizadas em termos de forma e função. As denominadas "air curtains" (cortinas de ar) melhoram o fluxo de ar e conferem à berlina executiva uma aparência poderosa.

Além disso, um spoiler dianteiro no pára-choques reduz a elevação do eixo dianteiro e, juntamente com os painéis na parte inferior da carroçaria, assegura um fluxo de ar controlado sob o veículo.

Imagem esculpida

O desenho da traseira, alongada e ligeiramente ascendente, desempenha igualmente um papel importante na otimização da eficiência aerodinâmica. O resultado traduz-se numa imagem mais esculpida e refinada que reflete a nova tendência de design da Audi sem se afastar da sua herança de berlina executiva. 

A forma especial da traseira com um terceiro volume contribui significativamente para a aerodinâmica do A6 Limousine. A curvatura acentuada da tampa da bagageira, em conjunto com a ranhura côncava à sua frente, cria um ponto de separação ótimo.

Em combinação com o grande e largo difusor, obtém-se um equilíbrio ideal entre a força ascensional no eixo traseiro e a resistência ao ar, o que melhora a dinâmica.

Motorizações a gasolina e diesel

O Audi A6 Limousine será proposto em motorizações a gasolina e diesel. Os blocos de quatro cilindros 2.0 TFSI e 2.0 TDI está associados a tecnologia híbrida suave (mild hybrid), que oferecem uma potência idêntica de 204 cv, distinguindo-se em termos de binário: 340 Nm e 400 Nm, respetivamente.

A nova berlina executiva da Audi foi desenvolvida com base na arquitetura PPC (Premium Platform Combustion), que partilha com o A5, tendo sido projetada para oferecer um elevado conforto, quer em deslocações curtas, quer em longas viagens.

Para o efeito estão disponíveis três opções de suspensão: Série, concebida para ser ainda mais confortável que a do modelo anterior; Desportiva, que rebaixa a carroçaria em 20 mm para uma condução mais dinâmica (de série com o Pacote exterior S line); Pneumática adaptativa com controlo eletrónico de amortecimento, que permite uma grande variedade de ajustes entre conforto extremo e comportamento desportivo.

Insonorização melhora 30%

Insonorização melhora 30%

O painel de bordo é dominado por um quadro de instrumentos digital de 11,9” e por um ecrã tátil de 14,9” para o sistema de informação e comunicação, podendo ser complementado em opção por um ecrã para o passageiro dianteiro de 10,9” e um head-up display. A lista de opcionais inclui ainda um sistema de audio Bang & Olufsen com até 20 colunas, um sistema de climatização com quatro zonas e um assistente de fecho de portas.

A Audi reivindica que a insonorização melhorou em cerca de 30% face à geração anterior, garantindo um maior conforto. Janelas mais estanques e junções otimizadas nas portas asseguram uma acústica mais agradável no habitáculo; um vedante na tampa da bagageira reduz significativamente o ruído do vento.

Além disso, todos os pneus montados em jantes de 19 polegadas ou mais estão equipados com os chamados absorvedores de ruído. Novos apoios de montagem do motor e da caixa de velocidades proporcionam uma condução mais suave e silenciosa.

A bagageira, por seu lado, tem uma capacidade de 492 litros, sendo ligeiramente inferior às dos concorrentes diretos, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E.

A produção já arrancou na fábrica de Neckarsulm, na Alemanha. As encomendas abrem em meados de abril e as primeiras entregas estão previstas para o verão.

O painel de bordo é dominado por um quadro de instrumentos digital de 11,9” e por um ecrã tátil de 14,9” para o sistema de informação e comunicação, podendo ser complementado em opção por um ecrã para o passageiro dianteiro de 10,9” e um head-up display. A lista de opcionais inclui ainda um sistema de audio Bang & Olufsen com até 20 colunas, um sistema de climatização com quatro zonas e um assistente de fecho de portas.

A Audi reivindica que a insonorização melhorou em cerca de 30% face à geração anterior, garantindo um maior conforto. Janelas mais estanques e junções otimizadas nas portas asseguram uma acústica mais agradável no habitáculo; um vedante na tampa da bagageira reduz significativamente o ruído do vento.

Além disso, todos os pneus montados em jantes de 19 polegadas ou mais estão equipados com os chamados absorvedores de ruído. Novos apoios de montagem do motor e da caixa de velocidades proporcionam uma condução mais suave e silenciosa.

A bagageira, por seu lado, tem uma capacidade de 492 litros, sendo ligeiramente inferior às dos concorrentes diretos, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E.

A produção já arrancou na fábrica de Neckarsulm, na Alemanha. As encomendas abrem em meados de abril e as primeiras entregas estão previstas para o verão.