Agendado para a edição deste ano do Salão de Genebra, que acabou por não se realizar, a mais recente edição limitada do modelo de estreia da Alpine, o A110 Légende GT, foi agora desvendada. E que, diga-se, não veio sozinha; com ela veio igualmente a nova versão A110 Color Edition 2020.
Anunciada como a interpretação mais elegante, até ao momento, do A110, a nova edição limitada Légende GT chega ao mercado com apenas 400 exemplares para todo o mundo, marcados com inúmeros elementos de estilo. A começar, nas únicas três cores exteriores com que será comercializado: Cinzento Mercure, uma novidade na Alpine, Preto Profond e Azul Abysse.
LEIA TAMBÉM
Teste Alpine A110 nos troços do Rali TAP
A par desta escolha, monogramas Alpine a cores ou mate, além de jantes de 18" e faróis traseiros LED em branco translúcido, contribuem para distinguir o A110 Légende GT das outras versões.
Já no interior do habitáculo, emblemas Alpine retoiluminados na soleiras das portas, bancos Sabelt com acabamento em couro âmbar e 6 posições de regulação, e elementos em fibra de carbono, além de uma placa numerada por ordem de fabricação na consola central, ajudam a tornar esta edição especial. Para a qual, diga-se, a Alpine concebeu ainda um conjunto personalizado de três malas, na mesma cor dos bancos, as quais se acomodam perfeitamente no compartimento para bagagens, na traseira.
Quanto aos aspetos técnicos e mecânicos, o Alpine A110 Légende GT mantém as mesmas soluções da versão Légende, a começar no chassis em alumínio, com motor 1.8 Turbo de 252cv e transmissão de dupla embraiagem em posição central, e suspensão de duplos triângulos. Argumentos que lhe permitem atingir os 100 km/h em apenas 4,5s, além de uma velocidade máxima de 250 km/h.
De série são ainda os os travões Brembo de 320mm, radares de estacionamento, câmara de marcha-atrás e o sistema áudio Focal.
A110 Color Edition 2020, uma espécie de Alpine sazonal
A par desta edição especial e limitada, a Alpine deu igualmente a conhecer o novo programa A110 Color Edition, que, com uma frequência de lançamento anual, será assim uma espécie de versão sazonal, a lançar todos os anos, numa cor sempre diferente e exclusiva.
Inspirada no mundo da Moda, onde as coleções são renovadas a cada estação, o programa A110 Color Edition terá sempre por base o A110S, sendo, para 2020, a proposta é de uma cor emblemática na história da Alpine: Amarelo Girassol.
LEIA TAMBÉM
A Alpine adere à moda dos Crossovers com este A110 SportsX
Com um acabamento não metalizado, o Amarelo Girassol contrasta, segundo garante a Alpine, com os detalhes em preto do A110S, como é o caso dos logotipos e os monogramas Alpine, as jantes em liga leve de 18 polegadas e os módulos dos faróis dianteiros LED. Já os estribos dos travões, adoptam um acabamento em antracite.
Como opcional, a marca propõe um tejadilho em fibra de carbono, a sublinhar o contraste entre o amarelo vivo e os pormenores em preto, e que também se manifesta no interior do habitáculo, através dos emblemas tornados amarelos e em fibra de carbono, ou ainda dos pespontos e marcação também amarela no volante. Sendo que, a exemplo do A110 Légende GT, também o A110 Color Edition 2020 ostentará uma placa na consola central, indicativa de que este modelo é produzido numa edição limitada.
De referir ainda que esta Color Edition 2020 tem por base o A110S, a qual consegue melhores prestações que a edição especial e limitada: 4,4s dos 0 aos 100 km/h, além de uma velocidade máxima anunciada melhorada em 10 km, ou seja, 260 km/h.
Preços? Uma alegre surpresa!...
Já disponível para encomenda em Portugal, tanto o Alpine A110 Légende GT, como a versão Color Edition 2020, apresentarão, segundo a Turbo conseguiu apurar, preços ligeiramente mais altos que as versões já em comercialização.
Assim, em Portugal, as informações apuradas revelaram que o Alpine A110 Légende GT terá um preço entre os 78 e os 79 mil euros, ao passo que a Color Edition rondará entre os 80 e os 82 mil euros.
Embora podendo ser encomendadas, desde já, nos concessionários Alpine, as primeiras unidades destas novas versões deverão chegar aos seus futuros proprietários, apenas lá mais para o final do Verão...