A origem da Audi remonta ao século passado, pelas mãos de August Horch. A marca alemã não nasceu como hoje a conhecemos, resultando de fusões entre diversas marcas, durante o percurso profissional do seu pioneiro. É essa a razão do símbolo (os quatro anéis) Desde logo um pormenor curioso emerge sobre o próprio fundador da (hoje) Audi - ao sair da companhia a que deu o seu nome, August Horch & Cie. Motorwagenwerk AG, por divergências com chefe do Departamento de Finanças da marca - August Horch envolveu-se numa batalha legal com os seus antigos parceiros devido ao nome que utilizou para fundar a sua nova empresa, em 1909. Nem mais nem menos do que, mais uma vez, o seu próprio nome - August Horch Automobilwerke GmBH. A partir daí escreveram-se mais de 100 anos de um brilhantismo notável na história do automóvel. Compilámos alguns dos factos interessantes sobre a Audi que conduziram a marca ao sucesso: [caption id="attachment_21278" align="alignright" width="179"]
August Horch[/caption] 7. "Audi" significa "ouvir" em latim Divergências com o chefe do Departamento de Finanças da August Horch & Cie, ditaram o afastamento de August Horch da companhia, fundando, depois, a August Horch Automobilwerke GmbH. Seguiu-se uma disputa pela utilização do próprio nome que resultou na imposição a August Horch de alterar o nome da sua nova companhia por infringir os direitos da marca anterior. Horch encontrou a solução ao traduzir o seu apelido para o latim. Em alemão, "horch" significa "ouvir", o que em latim se traduz como "audi". 6. Símbolo: a fusão de quatro marcas Em 1932 a Audi e a Horch & Cie reconciliaram-se. A esta união juntaram-se a Dampf-Kraft-Wagen (DKW) e a Wanderer. Daqui nasceu a Auto Union, na cidade de Chemnitz, Alemanha. Os quatro anéis são o tributo a cada marca que esteve na origem da Audi e este símbolo mantém-se até aos dias de hoje. Nos tempos áureos da Auto Union, a marca dominava a fórmula 1, a par da Mercedes com os famosos"Silver Arrows". [caption id="attachment_21275" align="aligncenter" width="379"]
Evolução do símbolo da Audi[/caption] 5. Uma flecha que chegava aos 431 km/h Reza a lenda de que o modelo Type C da Auto Union atingiu os 431 km/h numa competição na autobahn entre Frankfurt e Darmstadt. Quem ultrapassou a barreira dos 430 km/h de velocidade foi o piloto Bernd Rosemeyer ao volante do Type C que a Auto Union desenvolveu em parceria com Ferdinand Porsche, com um motor V16 que debitava 560 cv. [caption id="attachment_21279" align="aligncenter" width="391"]
Auto Union Type C[/caption] 4. Crash tests há mais de 75 anos Hoje em dia os crash tests são uma prática corrente na indústria automóvel, contribuindo bastante para a segurança rodoviária. Esta metodologia é utilizada pela Audi há mais de 75 anos para avaliar a segurança dos seus automóveis. Os primeiros passos na realização de testes da Audi contam com engenheiros da DKW a empurrarem um F7 por uma colina contra a parede. [caption id="attachment_21274" align="aligncenter" width="460"]
Primeiros Crash Tests Audi[/caption] 3. Sistema quattro, pioneiro da tração integral O World Rally Championship (WRC) ainda não tinha regras bem definidas em relação ao sistema 4x4 quando a Audi lançou o sistema Quattro. Entre 1981 e 1986, a Audi inscreveu no seu palmarés um conjunto de vitórias nos ralis, realçando-se a vitória dos WRC em 1983 e 1984, pelos pilotos Hannu Mikkola e Stig Blomqvist, respetivamente, e também na Subida de Pikes Peak, sendo a fabricante campeã desta prova 6 vezes consecutivas, entre 1982 e 1987. [caption id="attachment_18364" align="aligncenter" width="375"]
Audi S1[/caption] 2. Diesel e Híbridos da Audi à conquista das 24 Horas de Le Mans [caption id="attachment_21276" align="alignright" width="333"]
Audi R10 Tdi[/caption] Entre 2000 e 2005, o Audi R8 LMP venceu por quatro vezes a prova 2Le Mans, falhando a conquista apenas em 2003, para o Bentley Speed 8. Apesar do sucesso, a Audi mudou o foco para outras tecnologias e combustíveis, apresentando, em 2006, o Audi R10 Tdi. Este motor diesel estreou-se com uma vitória deu sequência aos bons resultados da Audi na prova, sendo substituído pelo irmão R15 Tdi. [caption id="attachment_21277" align="alignleft" width="444"]
Audi R18 e-tron Quattro[/caption] Como a ambição do fabricante alemão não tem limites, em 2012 lançou o R18 e-tron Quattro, um automóvel híbrido que, tal como o R10 na sua estreia, venceu e convenceu. Ao todo são 13 as vitórias da Audi nas 24 Horas de Le Mans, estando apenas atrás da Porsche. 1. Da autobahn, dos ralis, e das pistas à... lua Como referido no facto anterior, a ambição da Audi parece mesmo não ter limites... e nem mesmo o céu é limite. De todo. A Audi está a planear a "Mission to the Moon", nada mais nada menos do que um veículo 'rover' com o sistema Quattro que vai explorar a lua e inventariar o local em que o Apollo 17 irá aterrar, em 2018. https://www.youtube.com/watch?v=5fEmCnStgac (Vídeo alusivo à "Mission to the Moon") Na vanguarda da técnica. Sempre.






