E vai mais um! Porsche 911 GT2 RS arrebata novo recorde no Nordschleife

Depois do Cayenne, agora foi um Porsche 911 GT2 RS que bateu o recorde da volta mais rápida ao Nürburgring Nordschleife.

Continuam a cair os recordes, para as bandas de Zuffenhausen. Depois do Cayenne e daquela que será a sua - futura - versão mais desportiva, eis que a Porsche acaba de bater o recorde da volta mais rápida ao Nürburgring Nordschleife, para automóveis aprovados para utilização em estrada, desta feita, com um 911 GT2 RS. O qual conseguiu fazer uma volta em 6m43,30s!

O novo recorde, entretanto já homologado por um notário, que esteve presente no momento da tentativa, aconteceu no passado dia 14 de junho, com o piloto de testes da Porsche, Lars Kern, ao volante.

Conduzindo um Porsche 911 GT2 RS com 700 cv e equipado com o novíssimo Manthey Performance Kit, este último resultado da estreita colaboração entre os engenheiros da Porsche, em Weissach, e os especialistas da Manthey Nordschleife, em Meuspath, Kern conseguiu, assim, bater o anterior recorde de 6:48.047 para automóveis aprovados para estrada.

Com o tempo de 6m43,30s feito, o 911 GT2 RS conduzido por Lars Kern e equipado com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R aprovados para utilização em estrada, retirou 4,747 segundos à anterior marca, mercê de uma volta aos 20,8 km do Nürburgring Nordschleife, a uma velocidade média de 185,87 km/h.

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Referir, ainda, que a obtenção deste novo recorde foi conseguida com a pista distante das condições ideais, já que o tempo de verão colocou a pista a uma temperatura de 41 graus.

As vantagens do Manthey Performance Kit

Sobre o Manthey Performance Kit, a marca de Zuffenhausen revela que consiste em componentes do chassis, aerodinâmica e travagem, especialmente desenvolvidos para o 911 GT2 RS, incluindo, ainda, as jantes de magnésio de 20" à frente e 21" atrás, do pacote Weissach. As quais garantem, desde logo, uma redução de peso de 11,4 kg.

"Os componentes individuais do Performance Kit são precisamente combinados uns com os outros. Apenas se tornam totalmente efetivos quando são instalados em conjunto", explica o vice-presidente de Individualisation and Classic na Porsche AG, Alexander Fabig. Motivo pelo qual, "o kit está apenas disponível, de momento, de forma integral". Já "ofertas individuais, estão a ser avaliadas", acrescenta o mesmo responsável.

De resto e graças a este kit, a força descendente, na zona das rodas dianteiras, aumenta de 49 para 70 kg, quando a 200 km/h, ao passo que, no eixo traseiro, o aumento sobe de 93 para 200 kg, à mesma velocidade. Neste caso, fruto, também, da utilização de num novo spoiler traseiro, um difusor modificado e aerodiscs nas rodas traseiras.

Relativamente à suspensão, que a Porsche diz reunir a experiência amealhada na competição, tanto pela própria, como pela Manthey, o fabricante acrescenta que os amortecedores dianteiros podem ser ajustados em três diferentes definições, ao passo que os traseiros possuem quatro afinações.

Já quanto ao sistema de travagem, pastilhas de travão especiais para competição,  parte do sistema de travagem cerâmico PCCB, a visar uma redução da fadiga na atuação, ao mesmo tempo que aumentam a resposta e a precisão.

Finalmente, um depósito adicional de água para arrefecimento dos intercoolers, incrementa o volume total em aproximadamente nove litros, garantindo, assim, um maior espaçamento temporal, entre reabastecimentos.