Nove em cada 10 carros vendidos na Noruega foram elétricos

Na Noruega, um país produtor de petróleo, os carros elétricos voltaram a dominar as vendas. Só no ano passado, quase 90% dos carros vendidos eram EV’s. Saiba porquê.

Cerca de nove em cada dez carros novos vendidos na Noruega em 2024 eram 100% elétricos, segundo os dados da Norwegian Road Traffic Information Council (OFV).

Por terras nórdicas, os veículos totalmente elétricos representaram 88,9% dos carros novos vendidos no ano passado (2024), um aumento de 6,4% em relação a 2023, quando representaram 82,4% das vendas.

Quem não optou por um veículo elétrico, acabou por comprar uma proposta eletrificada. Cerca de 5,3% dos veículos vendidos foram híbridos e cerca de 2,7% eram híbridos plug-in, avança o Carscoops.

Segundo os dados da OFV, dos 128.681 veículos vendidos no país, cerca de 114.000 eram EV’s, números que deixam o país perto de atingir o objetivo de ter apenas veículos de passageiros livres de emissões nas estradas até 2025.

Embora a adesão aos veículos elétricos seja notável, o OFV reconhece que “as últimas percentagens que permitirão atingir a meta de 2025 podem ser difíceis de alcançar”. Destacando, neste domínio, a importância dos incentivos do governo, como as isenções fiscais.

Política de incentivos e impostos

A marca mais vendida na Noruega, em 2024, foi a Tesla, seguida da Volkswagen e da Toyota. Marcas chinesas como a MG, BYD e Xpeng representaram cerca de 10% das vendas de veículos no mercado norueguês, ultrapassando fabricantes como a Peugeot, a Mazda e até a Porsche.

No que toca aos modelos mais vendidos, o Tesla Model Y é o grande líder de vendas na Noruega, com 16.858 unidades vendidas, representando cerca de 13% do mercado. Atrás deste surge o Tesla Model 3, com 7.264 unidades vendidas, e o Volvo EX30, com 7.229 unidades vendidas.

  • Tesla Model Y Performance. Os riscos de ser diferente

    ID: 181473 | 1795041387

A estratégia da Noruega, um país produtor de petróleo, está na penalização dos automóveis a combustão com impostos elevados, enquanto isenta os veículos elétricos de taxas sobre a importação e do valor acrescentado, deixando-os mais atrativos, avança a Reuters.

Importante relembrar que a Noruega é um dos mercados europeus onde a implementação dos EV tem sido maior e mais bem-sucedida, graças a uma política consistente de incentivos e isenções.