Hyundai Initium antecipa SUV a hidrogénio de 2025

O sucessor do Hyundai Nexo será baseado no protótipo Initium e a versão de produção, que chega em 2025, irá oferecer uma autonomia de até 650 quilómetros entre reabastecimentos de hidrogénio. O motor elétrico terá uma potência de 204 cv.

A Hyundai revelou o protótipo do sucessor do Nexo a hidrogénio, o qual deverá ser apresentado na na primeira metade de 2025. Denominado Initium, introduz uma nova linguagem de design da marca e vem equipado com uma motorização a pilha de combustível (FCEV), prometendo uma autonomia superior a 650 quilómetros.

Initium significa “começo” ou “primeiro” em latim e constitui o testemunho da Hyundai em se tornar uma “pioneira na energia a hidrogénio”. Esta é também a designação do protótipo que apresenta a linguagem de design “Art of Steel” da Hyundai, antes de ser introduzida nos veículos de produção.

O exterior do SUV combina elementos do Ioniq 5 elétrico e do Santa Fé térmico. Os principais factores distintivos são os gráficos LED quadrados, as placas inferiores pronunciadas, os elementos horizontais no perfil, o pilar C forte e o vidro traseiro inclinado.

O protótipo está dotado com jantes aerodinâmicas de 21”, cobertas por grandes extensões dos pára-choques. Além disso, as barras de tejadilho com luzes integradas.

Contudo, e segundo algumas fotos-espia, a versão de produção terá jantes mais pequenas, barras de tejadilho tradicionais e grupos óticos convencionais.

Habitáculo espaçoso

A Hyundai garante que o habitáculo será espaçoso, tendo sido projetado para famílias. Os ocupantes da segunda fila terão à disposição bastante espaço e um amplo grau de inclinação dos assentos traseiros. Além disso, o grande ângulo da porta traseira foi concebido para facilitar as entradas e saídas.

O Hyundai Initium conta com um motor elétrico que desenvolve uma potência de 204 cv (150 kW) e depósitos de hidrogénio, cuja capacidade não foi anunciada, que permitem uma autonomia superior a 650 km.

Segundo a Hyundai, a pilha de combustível tem uma maior potência que os 162 cv (120 kW) do Nexo e a capacidade da bateria também aumentou. O Initium também terá capacidade de usar a sua pilha de combustível para fornecer energia a habitações ou a equipamentos pessoais através do sistema V2L.

Planeamento de rotas

O maior desafio para os proprietários de um FCEV é o abastecimento devido à limitação da rede. Por esse motivo, a Hyundai criou um novo planeador de rotas que ajuda o condutor a encontrar estações ao longo do caminho, além de avaliar a disponibilidade e o estado operacional. Além disso, o sistema deteta o número de veículos à espera na estação em questão.