Para julho. Porsche 718 Spyder RS é o adeus do Boxster a combustão

A Porsche acaba de apresentar aquele que será, muito provavelmente, o último e mais potente Boxster a combustão: o 718 Spyder RS.

A Porsche acaba de apresentar aquela que será, muito provavelmente, a última versão a combustão do seu cabriolet de entrada, denominada 718 Spyder RS. E que, além da capota em lona operada manualmente, passa a ser, também, a mais potente derivação do modelo, desde o seu lançamento, em 1995.

Marcado por uma redução de peso que faz com que não ultrapasse os 1.410 kg de peso total, ou seja, menos 16,5 kg que o 718 Boxster e menos 40 kg que o Spyder standard, este Porsche 718 Spyder RS beneficia, ainda e desde logo, de um menor centro de gravidade. Fruto de uma diminuição de 30 mm na altura ao solo, com a ligação ao alcatrão a ser feita através de um conjunto de jantes forjadas de 20 polegadas.

Solução que, no entanto e caso os clientes assim o desejem, também pode dar o seu lugar a umas opcionais jantes em magnésio.

Garantindo que esta nova variante não pretende ser uma cópia, com utilização extensiva do carbono, do Cayman GT4 RS, a Porsche recorda que o Spyder RS apresenta, por exemplo, um ajuste diferente nas molas e amortecedores, também como forma de garantir um pouco mais conforto.

LEIA TAMBÉM
Com "lição" sobre técnica. Porsche confirma 718 elétrico para 2025

Ainda assim, o cliente continua a poder equipar este novo 718, por exemplo, com o pacote Weissach, garantia da presença de pormenores como as ponteiras de escape inspiradas no 935 de 2018. Modelo que procurou ser uma homenagem ao carro de corrida 935/78 Le Mans, também conhecido como 'Moby Dick'.

Com o mesmo motor do 911 GT3

Por outro lado e apesar de não pretender ser uma cópia do Cayman, o 718 Spyder RS replica o motor deste último, o mesmo 4,0 litros naturalmente aspirado estreado no 911 GT3 e que anuncia não somente 500 cv de potência, como também um binário máximo de 450 Nm. Números que, em conjunto com uma caixa PDK de sete velocidades e sistema de tracção apenas traseira, conseguem garantir acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4s, ou seja, mesmo que um Cayman GT4 RS.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche718SpyderRS2023_LogoSoleira.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche718SpyderRS2023_bancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche718SpyderRS2023_capota.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche718SpyderRS2023_volante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/05/Porsche718SpyderRS2023_carbono.jpg]

Já em termos de velocidade máxima, a promessa do atingir dos 308 km/h, o que significa menos 7 km/h que o coupé.

A partir dos 150.000€... na Alemanha

A terminar, dizer apenas que o Porsche 718 Spyder RS já está disponível para encomenda na Alemanha, onde apresenta um preço de entrada de 151.215 Euros.

Em Portugal, o desportivo tem um preço a partir de 213.586 Euros.

Entretanto e apesar de agora anunciado, este Porsche tem apresentação pública, desde já, agendada, para o próximo Festival de Velocidade de Goodwood, no próximo mês de julho.