Camiões Renault Trucks C & K respondem a missões extremas

Para aplicações em construção, obras públicas e estaleiro, a Renault Trucks disponibiliza as gamas C & K, que foram sujeitas a uma atualização. A gama está preparada para enfrentar as missões mais extremas em condições difíceis.

A Nors Renault Trucks organizou o evento Construção em Ação na pedreira Feifil - central de betão de Viseu - tendo aproveitado para demonstrar em condições reais de operação a funcionalidade, robustez dos novos camiões de construção, obras públicas e estaleiro Renault Trucks C & K.

Os novos camiões das gamas C & K apresentam a mais recente identidade da marca francesa, designadamente o logotipo redesenhado na grelha e nas placas de identificação. Os modelos da gama C contam, de série, com faróis LED.

O painel de bordo também foi revisto, tendo recebido uma painel de instrumentos digital e um ecrã tátil, também digital. A maioria dos botões passaram para o novo volante multifunções ou para o ecrã digital. A coluna de direção possui ajustes em três posições, enquanto o novo auto-hold auxilia nos arranques em subidas, evitando que o camião descaia quando está carregado.

A estrutura do chassis e a instalação da cabina são semelhantes em ambas as gamas, sendo possível definir a mesma cadeia cinemática, incluindo o Optidriver XTREM, que recebe um reforço dos veios da caixa de velocidades / embraiagem com um software específico) e Optidriver XTENDED, com uma velocidade super lenta.

Diferenças

Os dois modelos distinguem-se pelo acesso à cabina, com três degraus na gama C e quatro na K, e também pelo sistema de travagem que é de tambores na K (Heavy e Extrem) e de discos na C e K Medium. Por outro lado, a suspensão pneumática traseira só é possível na gama C. Este última também se diferencia exteriormente pelos grupos óticos dianteiros, semelhantes aos da gama T de longo curso, enquanto a K possui uma rede de proteção dos faróis.

Para aplicações mais exigentes existem mais possibilidades de reforço do chassis no modelo Heavy da gama K devido ao revestimento interior completo, de trás para frente. A suspensão mecânica da ponte traseira é mais rígida na gama K do que na C para uma maior durabilidade em estradas acidentadas.

A suspensão dianteira de molas parabólicas tem uma capacidade de oito a nove toneladas, enquanto na traseira existem três opções: parabólica, de 26 toneladas; elíptica, de 32 toneladas e elíptica reforçada, de 36 toneladas.

A longarina principal tem uma espessura de sete a oito centímetros, com reforços opcionais de cinco milímetros. Os camiões da gama K anunciam um ângulo de ataque de 25º, ventral de 25º e de saída de 25º. A altura ao solo é de 350 mm.

Motores diesel de 11 e 13 litros

A cadeia cinemática é constituída por motores de 11 litros, com níveis de potência de 380 cv, 430 cv e 460 cv, e de 13 litros, com 440 cv, 480 cv e 520 cv. A caixa de velocidades Optidriver recebeu uma nova nova unidade de controlo para permitir passagens mais rápidas.

Os veículos estavam totalmente carregados, com um peso bruto de 50 toneladas, e apesar de estarem equipados com caixas de velocidades automáticas, a condução em estaleiro não é tão simples quanto parece porque para vencer os aclives e declives é necessário “jogar” com os modos automático e manual da transmissão, assim como os bloqueios de diferencial.