Oito elétricos com carregamentos mega-rápidos

Conheça oito automóveis elétricos que permitem recuperar mais rapidamente entre 10% a 80% da capacidade da bateria em corrente contínua. Todos carregam a uma velocidade média de carregamento superior a 200 kW, permitindo voltar à estrada em menos de 20 minutos.

Para além da capacidade da bateria e da autonomia é igualmente importante num veículo de elétrico a potência de carregamento para seguir viagem tão rapidamente quanto possível. Muitas vezes o que interessa até nem é carregar por completo, mas, sim, recuperar o suficiente até chegar ao destino.

Ainda há poucos anos nem todos os modelos estavam preparados para aceitar cargas em corrente contínua até uma potência de 50 kW. Com a evolução tecnológica e o desenvolvimento de 800V, a fasquia subiu consideravelmente e hoje em dia muitos veículos elétricos já podem receber cargas rápidas com potências de até 100 kW ou 150 kW.

Mas a corrida aos carregamentos ultrarrápidos não parou e alguns modelos já anunciam carregamentos com potências bastante superiores a 200 kW. Vejamos então os oito modelos que, atualmente, reivindicam ser os campeões neste domínio, de acordo com dados recolhidos no site especializado EV Database.

Nesta análise levamos em conta a potência média de carregamento dos 10% aos 80% e não a máxima porque a velocidade vai diminuindo à medida que a bateria vai recuperando a sua capacidade porque não entrar em sobreaquecimento.

1 - Zeekr 7X Long Range - 16 minutos / 260 kW

O modelo que anuncia uma maior potência de carregamento é o Zeekr 7X, que está disponível nas versões Long Range RWD e Performance 4WD. A marca anuncia nada mais nada menos do que uma potência máxima de 360 kW e 260 kW dos 10% aos 80%. Trata-se de um SUV médio com um comprimento exterior de 4,80 metros, desenvolvido a partir da plataforma modular SEA da Geely, também utilizada por outras marcas do fabricante chinês como a Volvo, Polestar e até a Lotus.

Ambas as versões estão equipadas com uma bateria NMC da CATL com capacidade de 100 kWh, que permitem percorrer entre 543 quilómetros (Performance) e 615 quilómetros (Long Range), respetivamente, em ciclo WLTP. O Zeekr 7X permite recuperar entre 51 quilómetros e 408 quilómetros de autonomia em cerca de 16 minutos, a uma potência de 260 kW, graças a uma velocidade de carregamento de 1240 km/h.

2 - Lotus Eletre - 19 minutos / 259 kW

Apontado como o SUV elétrico mais rápido do mundo, o Lotus Eletre é proposto em três versões - Eletre, S e R. As duas primeiras vêm equipadas com um motor elétrico que transmite uma potência de 612 cv às rodas traseiras, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos. A versão de topo, Eletre R, possui tração integral, graças a uma configuração de dois motores elétricos, que oferecem uma potência combinada de 985 Nm, possibilitando uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em escassos 2,9 segundos.

A cadeia de tração do Lotus Eletre inclui uma bateria com capacidade útil de 109, kWh, que oferece uma autonomia em ciclo WLTP entre 450 km e 520 km, dependendo das versões. A potência máxima de carregamento em corrente contínua é de 367 kW e de 259 kW entre os 10% e os 80% do nível de carga, permitindo recuperar autonomia dos 49 quilómetros aos 396 quilómetros em 19 minutos, sendo a velocidade de carregamento de 1090 km/h.

3 - Audi e-tron GT - 18 minutos / 240 kW

Lançado em 2021, o Audi e-tron recebeu este ano a sua primeira atualização, acompanhada por um reforço da oferta, já que às versões GT e RS veio juntar-se a RS Performance, a qual passou a ser o topo de gama. A versão de entrada S e-tron GT está dotada com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 680 cv, que aumenta para os 857 cv na RS e-tron GT e para os 924 cv na RS e-tron GT Performance.

Em termos de prestações, a Audi anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos para o S e-tron GT, de 2,8 segundos para o RS e-tron GT e 2,5 segundos para o RS e-tron GT Performance. No que se refere à velocidade máxima, S e-tron pode atingir os 245 km/h e as versões RS os 250 km/h.

A gama conta com uma bateria com uma capacidade útil de 97 kWh que oferece uma autonomia de até 525 km (GT RS) em ciclo WLTP. Graças a uma arquitetura de 800V, a potência máxima de carregamento chega aos 320 kW,, sendo de 240 kW para recuperar entre 10% a 80% do nível de carga. Para carregar dos 52 km aos 420 quilómetros são necessários 18 minutos, podendo a velocidade de carregamento atingir os 1220 km.

4 - Porsche Taycan - 18 minutos / 240 kW

À semelhança do Audi e-tron, o Porsche Taycan foi desenvolvido igualmente a partir da arquitetura Premium Platform Electric (PPE), encontrando-se, para já, disponível, num total de 16 versões.

As versões 4S Plus, 4S Cross Turismo, 4S Plus Sport Turismo Turbo, Turbo S, Turbo GT Weissach, Turbo GT, GTS, Plus Sport Turismo, Cross Turismo, S Cross Turismo, Sport Turismo, S Sport Turismo, estão todas dotadas de um sistema que oferece uma potência máxima de carregamento de 320 kW. Para recuperar entre 10% a 80% da capacidade útil de 97 kWh são necessários 18 minutos, isto é, dos 51 quilómetros aos 408 quilómetros, graças a uma potência de carregamento de 240 kW e a uma velocidade de 1190 km/h.

As versões 4S vêm equipadas com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 544 cv, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos, anunciado um alcance de até 642 quilómetros. O GTS distingue-se por oferecer uma potência de 700 cv e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,1 segundos. A autonomia é de até 628 km.

As versões Turbo e Turbo S vêm a potência aumentar para os 884 cv e 852 cv, respetivamente, cumprindo dos 0 aos 100 km/h em 2,7 segundos e 2,4 segundos. A autonomia pode chegar aos 630 km. O topo de gama é o Turbo GT, com 1034 cv, que acelera dos 0 aos 100 km em 2,3 segundos e anuncia uma autonomia de até 554 km.

5 - Lotus Emeya - 18 minutos / 240 KW

Se o Eletre é apontado como o SUV elétrico mais rápido da Lotus, a marca britânica, agora detida pelos chineses da Geely, reivindica o mesmo título para o Emeya no segmento das berlinas desportivas elétricas de quatro portas.

Construído a partir da mesma plataforma do SUV, a já conhecida Electric Premium Architecture (EPA) feita à medida, mas que também é uma variante da Sustainable Experience Architecture (SEA) utilizada por outras marcas do grupo, como a Volvo ou a Zeekr.

O Lotus Emeya vem equipado com uma bateria com uma capacidade útil de 98,9 kWh que alimenta dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 612 cv, quer na versão de entrada, quer na R, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h. A autonomia anunciada situa-se nos 610 quilómetros em ciclo WLTP.

A recuperar carga da bateria, o Emeya também é rápido, graças a um sistema de carregamento que oferece uma potência máxima de 350 kW. Para carregar entre 10% e 80% da capacidade da bateria são necessários cerca de 18 minutos, processo esse que é efetuado a uma potência de 240 kW e a uma velocidade de 1210 km/h.

6 - Xpeng G9 - 18 minutos / 224 kW

Concebido com um rival direto do Porsche Cayenne, o Xpeng G9 é um SUV elétrico de luxo, que graças à combinação de um comprimento total da carroçaria de 4,9 metros e uma ampla distância entre eixos (três metros) permite oferecer cinco amplos lugares (não existe opção com sete lugares), enquanto a capacidade da bagageira é de 660 litros.

As versões do G9 que permitem recuperar entre 10% a 80% da capacidade da bateria em 18 minutos a uma potência de carregamento de 224 kW e uma velocidade de 1120 km/h são as RWD Long Range, AWD Performance. A potência de carregamento máximo é de 319 kW.

Ambas estão associadas a uma bateria com capacidade útil de 93,1 kWh, que oferece uma autonomia de até 570 quilómetros e 520 quilómetros, respetivamente, A primeira versão dispõe de um motor elétrico no eixo traseiro que desenvolve uma potência de 313 cv e permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,4 segundos. A versão AWD Performance possui dois motores elétricos que oferecem uma potência combinada de 551 cv, permitindo cumprir dos 0 aos 100 km/h em apenas de 3,9 segundos.

7 - Kia EV6 Long Range - 17 minutos / 205 kW

Primeiro modelo modelo global a adotar a mais recente filosofia de design "Opposites United" da Kia, inspirada nos contrastes encontrados na natureza e na humanidade, o EV6 foi desenvolvido a partir da plataforma E-GMP do Grupo Hyundai e reivindica um espaço líder na categoria.

Disponível atualmente nas versões Long Range 2WD e 4WD, o Kia EV6 anuncia uma autonomia em ciclo WLTP de até 582 quilómetros ou 546 quilómetros, respetivamente, sendo a energia fornecida por uma bateria com uma capacidade útil de 80,0 kWh. Graças a uma arquitetura de 800V, o EV6 consegue recuperar entre 10% a 80% da carga, isto é, dos 45 quilómetros aos 360 quilómetros, em apenas 17 minutos, graças a uma potência média de carregamento de 205 kW e a uma velocidade de 1110 km/h. A potência máxima anunciada é de 263 kW.

O Kia EV Long Range 2WD possui um motor elétrico que transmite a potência de 228 cv às rodas traseiras e permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos. A versão Long Range conta com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 325 cv

8 - Hyundai Ioniq 5 84 kWh - 17 minutos / 205 kW

Primeiro elemento da família elétrica da Hyundai, o Ioniq 5 é um crossover urbano que, entre os principais argumentos, anuncia uma elevada capacidade de carregamento rápido além de uma generosa autonomia. Neste capítulo, as versões Long Range equipadas com a bateria com capacidade útil de 80 kWh permitem percorrer até 570 quilómetros na variante de tração traseira (RWD) ou 546 quilómetros na de tração integral (AWD).

Em ambos os casos é possível recuperar dos 10% aos 80% da capacidade total da bateria em cerca de 17 minutos, graças à arquitetura de 800V, a qual garante uma potência média de 205 kW em corrente contínua a uma velocidade de 1080 km/h. Na prática, isto significa carregar a bateria dos 44 quilómetros aos 352 quilómetros. A potência máxima anunciada é de 263 kW.

O Ioniq 5 RWD possui um motor elétrico que desenvolve uma potência de 228 cv ao eixo traseiro, garantindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos. Já a versão AWD conta com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 325 cv, permitindo cumprir dos 0 aos 100 km/h em 5,3 segundos. Em ambos os casos, a velocidade máxima está limitada a 185 km/h.