Para além da capacidade da bateria e da autonomia é igualmente importante num veículo de elétrico a potência de carregamento para seguir viagem tão rapidamente quanto possível. Muitas vezes o que interessa até nem é carregar por completo, mas, sim, recuperar o suficiente até chegar ao destino.
Ainda há poucos anos nem todos os modelos estavam preparados para aceitar cargas em corrente contínua até uma potência de 50 kW. Com a evolução tecnológica e o desenvolvimento de 800V, a fasquia subiu consideravelmente e hoje em dia muitos veículos elétricos já podem receber cargas rápidas com potências de até 100 kW ou 150 kW.
Mas a corrida aos carregamentos ultrarrápidos não parou e alguns modelos já anunciam carregamentos com potências bastante superiores a 200 kW. Vejamos então os oito modelos que, atualmente, reivindicam ser os campeões neste domínio, de acordo com dados recolhidos no site especializado EV Database.
Nesta análise levamos em conta a potência média de carregamento dos 10% aos 80% e não a máxima porque a velocidade vai diminuindo à medida que a bateria vai recuperando a sua capacidade porque não entrar em sobreaquecimento.