Citroën renova gamas C4 e C4 X

A Citroën renovou toda a sua oferta de berlinas de segmento C - C4 e C4 X - quer no exterior, quer no interior, com o objetivo de melhorar o conforto a bordo. A gama contará com motorizações térmicas, híbridas de 48V e elétricas a bateria (BEV).

A Citroën reservou para o Salão Automóvel de Paris a estreia mundial dos renovados C4 e C4 X, atualizando por completo a sua gama de berlinas do segmento C.

Esteticamente, os novo C4 e C4 X distinguem-se pela secção frontal inspirada no protótipo OLI de 2022, com a incorporação do novo logótipo da marca, colocado orgulhosamente ao centro de uma grelha redesenhada, conferindo ao modelo uma presença mais assertiva na estrada.

O capot, por sua vez, mantém as suas linhas originais, adaptando-se para realçar os chevrons, que têm um acabamento em Silver Chrome, e acrescentando um toque de elegância e requinte.

Os faróis dianteiros LED finos caraterizam-se assinatura luminosa dividida em três segmentos horizontais distintos, que asseguram o seu reconhecimento imediato, mesmo à distância. Os piscas dianteiros são em LED, integrados diretamente na parte inferior da assinatura luminosa.

O para-choques dianteiro incorpora uma grelha moderna que se eleva sobre uma placa de proteção inspirada num SUV na secção inferior, na cor Mercury nas versões You e Plus ou Silver Chrome na variante Max. Os Color Clips - em Preto Pure ou Dourado Satin - estão posicionados verticalmente na grelha do para-choques.

Aposta no conforto

O habitáculo dos novo C4 e C4 X passa a contar com bancos Citroën Advanced Comfort redesenhados para aumentar o conforto a bordo, o qual é reforçado pelo efeito almofadado e por uma espuma com 15 mm de espessura, proporcionando uma receção suave desde o momento em que se entra no veículo.

Atrás do volante encontra-se um novo painel de instrumentos de alta-definição de 7”, ligado à navegação 3D conectada, em opção no nível Plus e de série no Max. É completado por um head-up display a cores que mostra as informações essenciais, reduzindo o cansaço visual e aumentando a segurança.

Aquele novo painel de instrumentos melhora a perceção de qualidade a bordo do C4 e C4 X, com uma interface gráfica moderna que complementa o ecrã tátil de 10”. O volante apresenta o novo logótipo da marca.

Três tipos de motorizações

Os novos C4 e C4 X serão propostos com motorizações térmicas, híbridas e elétricas. Nalguns mercados, a versão de entrada é assegurada pelo conhecido motor turbo de 130 EAT8 de 1,2 litros, associado a uma caixa automática de oito velocidades.

No Citroën C4, estará disponível uma versão híbrida suave com tecnologia de 100 cv, baseado num motor a gasolina sobrealimentado de três cilindros e 1,2 litros de nova geração que foi desenvolvido para a hibridação e incorpora 40% de novos componentes.

O sistema híbrido suave com tecnologia de 48V está igualmente disponível no nível de potência de 136 cv nos Citroën C4 e C4 X.

A gama conta ainda com versões elétricas a bateria (BEV), que permitem carregamentos em corrente contínua até 100 kW. O veículo recupera cerca de 10 quilómetros de autonomia por minuto e pode ganhar até 80% da capacidade de carga.

Estas versões elétricas estão associadas a dois conjuntos de motor elétrico / bateria: 100 kW e 50 kW, com autonomia de até 355 km e 360 km no ëC4 ëC4 X, respetivamente; 115 kW / 54 kWh, aumentando o alcance para até 415 km e 425 km no ëC4 e ëC4 X, respetivamente.