Rebelde... e híbrido. Terramar é o estilo Cupra em modo mais familiar

Culminando um processo iniciado há cerca de dois anos, eis que a Cupra acaba de desvendar o seu SUV maior para o segmento C, Terramar. Proposta a procurar cativar novos clientes com mais espaço, estilo, mas também uma oferta híbrida completa. Chega a Portugal em Novembro, com o preço a partir de 41.900€.

Aproveitando a projeção mediática assegurada com a presença da mais antiga competição náutica do mundo, a America’s Cup, na sua terra-natal, Barcelona, a catalã Cupra acaba de dar a conhecer o mais recente elemento da sua gama, o Terramar. Um SUV cujo nome procura prestar homenagem ao histórico circuito onde a marca nasceu, em 2018, ao mesmo tempo que aponta a novos públicos, através de dimensões que o colocam muito perto do segmento D, ao mesmo tempo que tornam mais… familiar que os “irmãos” Formentor ou Ateca; modelos que, garantem os seus responsáveis, não irá substituir.

Com quase 4,52 m de comprimento, 1,86 m de largura, perto de 1,52 m de altura e uma distância entre eixos que chega ao 2,68 m, tudo isto tendo por base a mesma plataforma MQB Evo que serve, por exemplo, o “primo” Volkswagen Tiguan, o Terramar anuncia-se, assim e desde logo, como um SUV com mais espaço, complementado com um design mais arrojado e “confiante”.

Aliás e segundo sublinha a Cupra, o Terramar adopta, mesmo, a mais recente linguagem de design da marca, aqui pontuada por alguns pormenores novos, como é o caso da nova assinatura luminosa com três triângulos materializados através dos Cupra Matrix LED Ultra, além de um logótipo Cupra que, à frente, surge emoldurado por duas linhas, a procurarem transmitir uma estética ainda mais esculpida e dinâmica, ao passo que, na traseira, da qual faz parte um difusor em contraste com os demais elementos de design, é iluminado, tal como a designação Terramar.

Equipado com jantes cujas dimensões podem variar entre as 18”, 19” (VZ) e as 20” (opcional), o novo SUV espanhol pode ainda envergar uma de nove cores exteriores, duas das quais mate.

Um habitáculo emocional… e familiar

Já no habitáculo, um ambiente que não foge muito daquilo que são os interiores Cupra, a procurar exaltar o emocional, não apenas através de linhas dinâmicas e envolventes, mas também de uma forte componente digital. Materializada, desde logo, num painel de instrumentos digital de 10,25” e que pode receber o apoio de um opcional head-up display com projecção no pára-brisas, além de um sistema de infotainment com ecrã de 12,9”, widgets renovados e a já bem conhecida (e não muito apreciada) barra táctil para ajuste de funções várias.

Solução que, diga-se, a marca espanhola garante ter sido melhorada, em prol da simplicidade, personalização e design… mas que há ainda que confirmar.

Também no capítulo da funcionalidade, uma prateleira de carregamento wireless de smartphones com tecnologia de refrigeração, Android Auto e Apple CarPlay, além de um sistema áudio Sennheiser de 390W com tecnologia AMBEO e 12 altifalantes.

Mas e porque a sustentabilidade faz igualmente parte das exigências dos dias de hoje, revestimentos produzidos a partir de plástico reciclado e o curtimento de outros, com recurso a plantas, marcam presença num habitáculo em que logótipos Cupra surgem aplicados nos apoios de cabeça, costuras numa tonalidade cobre destacam-se no ambiente e a iluminação interior procura ajudar a um ambiente único e sofisticado.

Enquanto, lá mais atrás, a possibilidade de fazer deslizar os bancos traseiros, contribui para que a bagageira possa anunciar uma capacidade que pode chegar aos 602 litros, ainda antes de rebater qualquer banco. Até porque, garantiram-nos os responsáveis da Cupra, sete lugares, mesmo num SUV com mais de 4,5 metros de comprimento, como é o caso deste Terramar, não é algo que esteja previsto…

Híbrido, ponto

Passando às motorizações, a garantia de uma oferta abrangente, ainda que apenas e só híbrida, ou seja, sem qualquer 100% elétrico nos planos; até porque, recorde-se, a estrear nesse campeonato, a Cupra tem já na calha no Raval, um pequeno SUV elétrico de segmento B, com chegada agendada para 2025…

Assim e para começar, um Mild Hibrid de 48V, vulgo eTSI, que, combinando um motor a gasolina 1,5 litros de 150 cv com um motor de arranque/gerador de 48V e uma bateria de iões de lítio, garante, entre outras mais-valias, a capacidade de circular,  em determinadas situações, com o motor desligado, recuperando depois energia na travagem, também para apoiar o motor de combustão nas acelerações mais a fundo.

Já como solução tecnologicamente mais avançada, um híbrido plug-in, ou eHybrid, disponível com dois níveis de potência, 204 e 272 cv (versão VZ), que, partindo da mesma combinação 1.5 TSI + motor elétrico, mas já com uma bateria de capacidade maior (19,7 kWh), oferece como principal mais-valia a capacidade de percorrer mais de 100 km em modo exclusivamente elétrico. Sendo, uma vez gasta a energia, o condutor pode repô-la, recorrendo a uma tomada CC com uma potência máxima de 50 kW, ou, então, através de uma wallbox de 11 kW.

Propostas, de série, com caixa automática DSG, a estas motorizações junta-se, depois e  com o propósito de garantir uma condução à altura dos pergaminhos (desportivos) da marca catalã, soluções técnicas como uma suspensão desportiva (de série), 10 mm mais baixa, com base numa solução McPherson à frente e Multilink atrás, à que se junta a mais recente geração do conhecido Controlo Dinâmico do Chassis, com amortecedores de duas válvulas.

Também presente, uma direcção progressiva capaz de ajustar a assistência (elétrica) em função da velocidade, além de um sistema de modos de condução com as opções Comfort e Performance, mais perfis individuais, sendo que as versões VZ recebem ainda o extra do mais agressivo modo Cupra. Ou e já como opção, a possibilidade de beneficiarem de melhor sistema de travagem melhor, com travões de performance Akebono.

E já que entramos no capítulo da segurança, a garantia da presença, entre outras tecnologias, do Cruise Control adaptativo e preditivo, da manutenção na faixa de rodagem com ajuste da velocidade em função do tráfego (Travel Assist), da detecção de ângulos mortos e alerta de perigo na saída do veículo (Side and Exit Assist) e do Emergency Assist – sistema que, em caso de não reacção da parte do condutor, consegue imobilizar o veículo, fazendo disparar, em seguida, o alerta para os serviços de emergência.

Chega em Novembro… com edição limitada

Quanto à comercialização do Terramar, a promessa, da parte da Cupra, que o SUV estará disponível em Portugal a partir de Novembro, com todas as motorizações atrás referidas, assim como uma tabela de preços que começará nos 41 900€ - valor para a motorização mais acessível, eTSi de 150 cv. Já as restantes, não têm ainda preços conhecidos.

Igualmente confirmado está o lançamento de uma edição especial e limitada, resultante da parceria entre a jovem marca catalã e a America’s Cup, e que estará disponível com apenas 1.337 unidades.

Batizada de “Terramar America’s Cup”, esta edição destacar-se-á pelo design e estilo únicos, traduzidos numa só cor (Cinzento Enceladus Mate) exclusiva de início, jantes em liga leve pretas de 20” e o logótipo da America’s Cup a laser nos pilares.

No interior, a distinção traduzir-se-á num revestimento em pele Moonslate, combinado com detalhes em preto e bancos tipo bacquet com o logótipo “America’s Cup” na etiqueta.

Disponível apenas com a motorização mais potente, VZ eHybrid 272 cv, este Cupra Terramar America’s Cup não tem, no entanto e ainda, preço definido; ou até mesmo imagens!...