Maserati MC20 Folgore cancelado por falta de procura

Apresentado no final de 2020 e lançamento agendado para 2025, o Maserati MC20 Folgore, afinal, não vai chegar ao mercado porque a marca chegou à conclusão de que os clientes de supercarros não querem elétricos, mas, antes, potentes motores de combustão.

As vendas de automóveis desportivos da Maserati estão bastante aquém das expetativas com impacto significativo nos (maus) resultados financeiros da marca do Tridente. Após o cancelamento de alguns investimentos previstos, o fabricante italiano decidiu acabar com a produção do MC20 Folgore.

Este desportivo foi apresentado no outono de 2020 e está equipado com três motores elétricos que foram configurados para oferecer um comportamento dinâmico bastante superior à variante de combustão.

No ano passado, a Maserati afirmava que o MC20 Folgore iria chegar em 2025 e o então CEO Davide Grasso proclamava: “Vamos a toda a velocidade para liderar a mudança na eletrificação”. Contudo, parece que agora a ficha foi desligada.

Em comunicado à Car & Driver, um porta-voz da Maserati esclareceu que os estudos de mercado no segmento dos automóveis superdesportivos e especialmente nos clientes do MC20 têm vindo a demonstrar que preferem conduzir veículos com potentes motores de combustão”. Os estudos revelam ainda que aqueles clientes não estão dispostos a mudar para veículos elétricos a bateria a curto prazo”.

Na verdade, estes estudos não serão propriamente surpreendentes e será curioso ver se o nível de procura do GranTurismo Folgore também não fará acionar os alarmes em Modena. Aquele modelo possui três motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 761 cv e um binário de 1348 Nm, permitindo ao coupé de tração integral acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 325 km/h. A autonomia anunciada é de 375 km.

A Autocar, por sua vez, refere que a Maserati está a planear fazer uma extensiva atualização ao MC20, a qual deverá receber inspiração do MC20 GT2 Stradale. Este é último tem uma imagem derivada da competição e uma versão evoluída do V6 biturbo de 3,0 litros que debita uma potência de 640 cv e um binário de 720 Nm.