As vendas mundiais de veículos elétricos a bateria (BEV) e híbridos com bateria recarregável externamente (PHEV) registaram um forte crescimento em 2024, ultrapassando as 17 milhões de unidades, o que constitui uma variação positiva de 25,6% face ao ano anterior.
O mês de dezembro bateu um novo recorde, com as vendas a chegarem às 1,9 milhões de unidades. Mas nem tudo foi um mar de rosas, já que o fim dos subsídios à aquisição de veículos elétricos teve um efeito devastador nas vendas. O mesmo poderá suceder nos Estados Unidos se o novo presidente Donald Trump cumprir o que prometeu e acabar com incentivos semelhantes naquele país.
Segundo os dados divulgados pela consultora Rho Motion foram vendidos 17,1 milhões de veículos BEV e PHEV em todo o mundo. Grande parte deste crescimento deve-se à China, onde este tipo de viaturas continua a ter uma forte adesão. Na verdade, desse total global, a China ficou com a parte de leão das vendas, cerca de 11 milhões, o que representou um crescimento de 40% face ao ano anterior.