O 288 GTO foi o principal protagonista do stand da Ferrari no Salão Automóvel de Genebra em 1984. Surpreendeu mais pela proposta mecânica do que pela imagem, evoluída a partir do 308 GTB (1975/1985) com a assinatura Pininfarina. Assumiu o caráter dos “GT” que vinham dos anos 50, visando a eficácia tanto na estrada como na pista. Era a ideia original de Enzo Ferrari, que apostava na produção de automóveis para clientes desportivos e apaixonados, como forma de financiar a atividade desportiva da “Scuderia”.
Mas o projeto inicial do 288 GTO teve por base uma aposta diferente de tudo o que Maranello já havia feito. Não era uma ideia inovadora da “casa”, mas a resposta a um novo regulamento da FIA (Federação Internacional do Automóvel). Até então, todos os modelos de estrada da Ferrari tinham sido desenvolvidos a partir de projetos pensados para a competição, mas o 288 GTO foi pensado como um “upgrade” do 308 GTB para poder ser utilizado em competição, o oposto do que sempre havia acontecido.