Por 1 cm. Volkswagen Tayron só é Classe 1 com Via Verde

Por ultrapassar em apenas um centímetro a altura sobre o eixo dianteiro, o novo Volkswagen Tayron só paga Classe 1 nas portagens se tiver Via Verde. Caso contrário é Classe 2. Este SUV já está em comercialização em Portugal, sendo proposto em dois níveis de equipamento e cinco motorizações, incluindo duas PHEV.

Com o objetivo de substituir indiretamente o Tiguan Allspace, a Volkswagen desenvolveu um novo SUV, denominando Tayron, que já se encontra disponível no mercado nacional, com preços a partir de 46 140 euros.

Com comprimento exterior de 4,79 metros, largura de 1,85 metros, altura de 1,66 metros e distância entre-eixos de 2,79 metros é um SUV de segmento C, que se encontra disponível em versões de cinco e sete lugares, com terceira fila de bancos, oferecendo uma bagageira com uma capacidade dos 345 litros, na versão de sete lugares ou de 835 litros na de cinco lugares, podendo chegar aos 1915 litros com todos os assentos rebatidos.

O Tayron também permite baixar o banco do passageiro, dando origem a uma superfície plana, com os assentos da segunda fila igualmente rebatidos,. com um comprimento de três metros.

Exteriormente, o Tayron mantém-se fiel à linguagem de estilo da Volkswagen, com linhas expressivas, modernas e elegantes, destacando-se o logotipo da marca iluminado, à frente e atrás. O seu caráter premium é sublinhado por apontamentos específicos como as embaladeiras na cor da carroçaria, jantes de liga leve de 18” ou de 20”, faróis traseiros em LED 3D, vidros traseiros escurecidos.

Urban e R-Line

O habitáculo oferece um espaço generoso e um equipamento de série bastante completo, que na versão de entrada Urban inclui jantes de liga leve de 18”, ar condicionado Climatronic de três zonas, câmara traseira, bagageira elétrica, Park Assist com controlo remoto, faróis LED Plus, sistema de informação e comunicação com ecrã tátil de 12,9”, vidros traseiros escurecidos e acústicos, cortinas nas portas traseiras e pintura metalizada.

Já a versão mais equipada R-Line acresce jantes de liga leve de 20”, banco do condutor ergoActive, tecto de abrir panorâmico, sistema de som Harmon Kardon, direção progressiva e forro de tejadilho preto.

No capítulo mecânico, a oferta inclui uma motorização a gasolina de 1,5 litros com tecnologia mild-hybrid com 150 cv, duas diesel de 2,0 litros com 150 cv e 193 cv, sendo esta última com tração integral 4Motion e duas híbridas plug-in com bateria recarregável externamente que disponibilizam uma potência combinada de 204 cv ou 272 cv. A autonomia elétrica em modo elétrico destas variantes híbridas plug-in é de 123 quilómetros.

O chassis adaptativo DCC Pro é de série nas variantes PHEV. A transmissão é sempre assegurada por uma caixa de velocidades de dupla embraiagem (DSG). 

Classe 1 com Via Verde

O Volkswagen Tayron tem uma altura do capot ao nível do eixo de 1,11 metros, o que significa que só paga Classe 1 nas portagens das autoestradas com identificador da Via Verde. Se não tiver e por ultrapassar o limite por apenas um centímetro paga como Classe 2.

O novo SUV médio da Volkswagen, que se posiciona entre o Tiguan e o Touareg, está disponível a partir de 46 140 euros e 59 988 euros para o nível de equipamento Urban com as motorizações 1.5 eTSI 150 cv DSG e 1.5 TSI 204 cv DSG PHEV. As versões R-Line com motorização híbrida plug-in com 204 cv e 272 cv são propostas a partir de 55 828 euros e 58 391 euros, respetivamente.

Quanto à motorização a gasolina de 1,5 litros com 150 cv, esta tem um preço de venda ao público a partir de 66 736 euros, enquanto a diesel de 2,0 litros com 193 cv 4Motion por 73 899 euros. A motorização 2.0 TDI de 150 cv só deverá chegar ao mercado nacional no segundo trimestre, quando for introduzida uma variante com mais de 2500 kg de peso bruto.