Tesla Model Y ganha mais três versões em Portugal

A Tesla reforçou a oferta do Model Y com três novas versões, com tração traseira, Long Range e tração integral, que já estão disponíveis para encomenda no nosso país, com preços a partir de 44 990 euros.

Após o início da comercialização na Europa da Launch Series do novo Model Y, a Tesla reforçou a gama com três novas versões, que já estão disponíveis no nosso país: tração traseira; Long Range com tração traseira; Long Range com tração integral.

Para o Model Y tração traseira, a Tesla anuncia uma autonomia em ciclo WLTP de 500 quilómetros, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos; a variante Long Range com um só motor elétrico no eixo traseiro já permite percorrer até 622 quilómetros entre carregamentos e atingir os 100 km/h em 5,6 segundos. O consumo anunciado destas duas versões é de 13,9 kWh/100 km e 14,2 kWh/100 km.

O Tesla Model Y Long Range conta igualmente com uma versão com tração integral, que oferece uma autonomia de até 568 quilómetros e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos. O consumo energético é, naturalmente, um pouco mais elevado, de 14,8 kWh/100 km.

Todas as versões do Model Y vêm equipadas com com barras de luzes dianteira e traseira, vidro acústico, ecrã tátil traseiro de 8", abertura mãos-livres do porta-bagagens, iluminação ambiente personalizável e câmara frontal adicional.

Passando ao habitáculo, a Tesla refere que os assentos dianteiros foram redesenhados para oferecer um maior conforto e passaram a ser ventilados. 

Os bancos traseiros disponibilizam igualmente conforto e conveniência melhorados com fivelas de acesso mais fácil, assentos mais longos e apoios mais profundos, bem como reclinação e rebatimento elétricos.

A marca norte-americana de veículos elétricos sublinha que o conforto da condução foi igualmente melhorado, mantendo, no entanto, a agilidade e manobrabilidade típicas da Tesla.

Geometria da suspensão redesenhada

O novo Model Y recebeu um novo hardware de chassis, incluindo uma estrutura de carroçaria mais rígida, geometria e cinética de suspensão redesenhadas, utilizando também a tecnologia de amortecimento do renovado Model 3.

A combinação da nova geometria da suspensão dianteira e da nova direção veio possibilitar uma relação de direção ligeiramente mais suave que melhor corresponde às características do novo Model Y, melhorando simultaneamente a linearidade, previsibilidade e consistência da resposta, especialmente em autoestrada.

A geometria da suspensão traseira foi redesenhada com foco na redução da severidade do impacto. A cinética da suspensão foi otimizada nos eixos dianteiro e traseiro para melhorar a rejeição de perturbações em estradas acidentadas. Agora, os amortecedores dependem da frequência para melhorar o isolamento de alta frequência.

A insonorização melhorou igualmente, graças à introdução de vidro acústico em todas as superfície aosnovos materiais de amortecimento de som. A Tesla reivindica que o ruído da estrada foi reduzido em 22%, o ruído de impacto em 20% e o ruído do vento em 20%.

O novo tejadilho em vidro de baixa emissividade atualizado reflete sete vezes mais energia solar, o que reduz a transferência de calor para o habitáculo. O sistema térmico permanece eficiente e silencioso. Em combinação com a melhor filtragem HEPA da sua classe e a tecnologia de bomba de calor, garante a temperatura perfeita para todos os passageiros.

O novo Tesla Model Y é produzido na fábrica Gigafactory Berlin-Brandenburg na Alemanha e já se encontra disponível para encomenda em Portugal. A versão de tração traseira é proposta a partir de 44 990 euros e a mesma variante mas Long Range custa mais 5000 euros. Já o Model Y Long Range com tração integral acresce mais 3000 euros face ao anterior, elevando o preço para os 52 900 euros.