Durante muito tempo, quem não queria adquirir um veículo elétrico desculpava-se com a autonomia reduzida, o tempo e infraestrutura de carregamento e o preço mais elevado comparativamente às viaturas com motor de combustão.
Mas um estudo recente da Jato Dynamics vem demonstrar que os veículos elétricos estão mais acessíveis, com os preços ajustados à inflação a baixarem 15% na Europa e 25% nos Estados Unidos.
A diferença só não é maior porque porque os veículos de combustão ficaram mais caros. Na Europa, a margem de preços entre veículos elétricos e de combustão era de 27% em 2021, aumentou para 29% em 2023 antes de voltar a diminuir para 22% no ano passado.
Se os consumidores dos Estados Unidos e da Europa já estão a conseguir preços mais atrativos, os chineses conseguem valores ainda mais baixos. Por exemplo, e segundo o estudo da Jato Dynamics, o Polestar 4 Dual Motor tem um preço de 59 452 euros nos Estados Unidos, de 79 424 euros no Reino Unido e de 69 300 euros. Já na China o mesmo SUV elétrico custa cerca de 52 190 euros.