Peugeot E-Expert Standard 75 KW. Mais do que a última milha

O furgão médio elétrico da Peugeot recebeu uma primeira atualização, passando a oferecer mais autonomia e tecnologia, embora muita desta última integre a longa lista de opcionais disponíveis. A bateria de 75 kWh já assegura uns aceitáveis 350 km de autonomia.

O furgão médio elétrico da Peugeot recebeu uma primeira atualização, passando a oferecer mais autonomia e tecnologia, embora muita desta última integre a longa lista de opcionais disponíveis. A bateria de 75 kWh já assegura uns aceitáveis 350 km de autonomia.

Primeiro comercial elétrico da Peugeot, o E-Expert recebeu uma primeira atualização, que  incidiu no capítulo do design, da tecnologia e da autonomia. A gama continua disponível em dois comprimentos de carroçaria com 4,98 metros (Standard) e 5,33 metros (Longo) e em duas opções de bateria, 50 kWh e 75 kWh, que viram a autonomia aumentar, em ciclo combinado WLTP, para até 224 km e até 350 km, respetivamente.

Exteriormente, o novo Peugeot E-Expert distingue-se claramente do seu antecessor pela grelha frontal redesenhada, com o novo emblema da marca colocado ao centro, pelos novos faróis full LED, com a assinatura luminosa da marca e um pára-choques otimizado em termos de proteção e eficiência aerodinâmica.

Visto na lateral, a nova cor das jantes com o novo emblema da marca ao centro completam a renovação estética. Na traseira, a designação em grande do modelo na meia porta esquerda e da Peugeot na meia porta direita permite fazer a distinção gráfica face aos congéneres da Citroën, da Fiat Professional, da Opel e também da Toyota.

Interior revisto

Mais profunda foi a remodelação no habitáculo que apresenta agora um painel de instrumentos digital de 10” e um ecrã tátil de igual dimensão na consola central, para controlo do sistema de audio e da navegação conectada.

Uma ligação sem fios Apple CarPlay e Android Auto permite espelhar os conteúdos do smartphone. A seleção dos programas de condução - P, R, N e D - continua a ser efetuado por comandos na consola central, mas o botão de modo B, relativo à travagem regenerativa, desapareceu, tendo sido substituído por patilhas atrás do volante que oferecem três níveis de intensidade.

O seletor dos três programas de condução - Eco, Normal e Sport - continua no mesmo lugar. O volante multifunções também é novo e agora concentra as maiorias das funcionalidades, como seleção das estações de rádio, atendimento de chamadas telefónicas. A seleção das diferentes vistas do painel de instrumentos passou a ser efetuado por um botão localizado na parte superior esquerda do painel de bordo.

O Peugeot E-Expert passou a contar com mais e maiores espaços de arrumação, designadamente na parte superior do painel de bordo. O design dos suportes para copos nas extremidades ajuda a aceder ao veículo e a acomodar um smartphone em posição vertical. O travão de estacionamento elétrico é específico da versão elétrica. mas, estranhamente, para ligar o motor continua-se a recorrer a uma chave convencional.

Muitos opcionais disponíveis

A versão ensaiada estava equipada com o pack Moduwork, que inclui um banco retrátil e uma abertura entre o habitáculo e o compartimento de carga, permitindo transportar objetos mais longos, graças ao aumento do comprimento interno de 2,51 metros para 3,67 metros, enquanto o volume útil passa de 5,3 m3 para 5,8 m3.

O acesso à área de carga pode ser efetuado por uma porta lateral deslizante ou por duas portas traseiras de batente, que abrem num ângulo de até 180º. O revestimento da superfície de carga e das paredes laterais é um dos muitos opcionais do E-Expert.

A unidade ensaiada é um claro exemplo várias possibilidades de personalização disponíveis na gama, contando com o Pack Basic (retrovisores elétricos, aquecidos e rebatíveis eletricamente, faróis de nevoeiro), Pack Nav+Cam (navegação conectada, carregamento smartphone por indução, ecrã tátil de 10”, câmara Visiopark 180º), Pack Safety Plus (travagem de emergência e cruise control adaptativo). Como consequência, o preço final eleva-se dos 51 106 euros da versão de entrada para os 55 722 euros. 

A linha motriz elétrica revelou-se competente e eficiente, graças à combinação da potência máxima de 100 kW (136 cv) com o binário de 260 Nm, sendo as prestações aceitáveis, mas modestas, designadamente a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 14,2 segundos. Os arranques são rápidos, mas depois perdem fulgor.

O sistema de travagem regenerativa é bastante eficaz, abrandando a velocidade quando se levanta o pé do acelerador, mas o E-Expert numa se imobiliza por completo, obrigando a carregar no pedal do travão. O consumo de energia registado durante o ensaio foi de 19,6 kWh/100 km, em modo Normal / Eco, num custo de 7,52 euros num posto de carregamento público em corrente alterna.

Cargas rápidas e lentas

O Peugeot E-Expert vem equipado, de série, com um carregador de bordo de 7,4 kW, sendo necessárias 11h20 para a recarga completa da bateria de 75 kWh. O carregador de 11 kW é opcional, mas já permite diminuir o tempo de carga para 7h30. O E-Expert pode igualmente ser carregado em corrente contínua num posto público de 100 kW, demorando cerca de 45 minutos para recuperar o nível de carga dos 0% aos 80%.

Para empresas na redução da pegada de carbono do transporte de mercadorias, a versão Standard do Peugeot E-Expert com bateria de 75 kWh constitui uma alternativa interessante, já que a autonomia de até 350 quilómetros já permite a realização de outro tipo de operações para além da distribuição de última milha.

VEREDICTO

Para baixar custos de energia e aumentar a disponibilidade operacional do veículo é recomendável a montagem de um ponto de carregamento nas instalações da empresa para permitir recuperar o nível de carga máximo da bateria. A opção por um carregador de bordo de 11 kW será um bom investimento porque garante cargas em menos tempo e um custo por cem quilómetros bastante inferior ao de um posto público.
O preço de venda de 55 722 euros da unidade ensaiada contribui decisivamente para um valor do custo total de utilização de 33,89 euros por cada cem quilómetros percorridos.Para baixar custos de energia e aumentar a disponibilidade operacional do veículo é recomendável a montagem de um ponto de carregamento nas instalações da empresa para permitir recuperar o nível de carga máximo da bateria.
A opção por um carregador de bordo de 11 kW será um bom investimento porque garante cargas em menos tempo e um custo por cem quilómetros bastante inferior ao de um posto público.O preço de venda de 55 722 euros da unidade ensaiada contribui decisivamente para um valor do custo total de utilização de 33,89 euros por cada cem quilómetros percorridos. milha. 

FICHA TÉCNICA

Peugeot E-Expert Standard 75 kW

PREÇO  51 106€ (55 722€ - unidade ensaiada)

MOTOR Elétrico (1)

POTÊNCIA 100 kW (136 CV)

BINÁRIO 260 NM

TRANSMISSÃO Dianteira; Auto, 1 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,98/1,92/1,90 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 3,28 M

PESO BRUTO 3021 KG

TARA 2201 KG

CARGA ÚTIL 1000 KG

VOLUME ÚTIL 5,8 M3

ACEL 0 - 100 KM 14,2 S

VEL. MAX 130 KM/H

CONSUMO WLTP 26,2 (19,6*) kW/100 km

EMISSÕES 0 G/KM

CAPACIDADE BATERIA 75,0 KWH

AUTONOMIA 350 KM (345 km*)

TEMPO DE CARGA 7H30M (11 KW) 45M - 0% A 50% (100 KW) 

IUC 0 €

* Medições Turbo

GOSTÁMOS

NÃO GOSTÁMOS

Eficiência
Conforto
Regeneração

Preço
Peso - potência
Carregador 7,4 kW