Futuros comerciais da Mercedes-Benz já andam na estrada

A Mercedes-Benz revelou imagens oficiais de protótipos camuflados dos novos comerciais elétricos que estão a ser desenvolvidos com base na plataforma VAN.EA e que deverão ser lançados em 2026.

A futura geração de comerciais elétricos de dimensões médias e grandes da Mercedes-Benz Vans - Vito, Classe V e Sprinter - vai ser lançada em 2026 e irá utilizar a arquitetura modular, flexível e escalável VAN.EA (Mercedes-Benz Van Electric Architecture).

Os primeiros protótipos já estão a circular nas estrada, ainda devidamente camuflados, e a marca alemã não perdeu a ocasião para divulgar as primeiras imagens oficiais.

Os protótipos indicam que o desenvolvimento dos modelos já se encontra numa fase próxima da produção. As imagens correspondem a comerciais de dimensões médias e já deixam perceber a forma dos novos grupos óticos, assim como os puxadores das portas embutidos.

O capot apresenta uma forma mais moderna e a secção frontal parece ser mais direita. Os designers também deslocaram os espelhos mais para baixo nas portas.

Diferenciação entre Vito e Classe V

Segundo a Mercedes-Benz Vans, a nova plataforma VAN.EA vai permitir uma diferenciação clara entre os modelos de passageiros para o segmento de luxo e aqueles para o transporte de mercadorias de segmento premium.

Na prática, a Mercedes-Benz Vans vai apostar numa clara distinção entre o Classe V e o Vito. A marca alemã adianta que a gama irá abranger comerciais familiares, shutlles exclusivos para VIP e limusinas espaçosas para os clientes mais exigentes.

Apesar de não ter adiantado caraterísticas técnicas, os novos modelos vão tração dianteira e integral, tecnologia de 800V, carregador de bordo de 22 kW e a mais recente versão do sistema operativo da Mercedes-Benz.

A Mercedes-Benz Vans já tinha anunciado anteriormente que as versões de passageiros de luxo terão uma autonomia bastante superior a 500 quilómetros.

Na fase de lançamento estarão disponíveis com Condução Autónoma de Nível 2 e existem planos para introduzir Condução Autónoma de Nível 3 no final da década.

Os comerciais premium irão contar com um amplo leque de customização e sistema de condução autónoma de Nível 4 para reponder à potencial procura de transporte sem condutor.