Com nova geração prevista para 2020, o próximo Peugeot 308 promete dar-se a conhecer com grandes e importantes novidades, a começar, por um novo desportivo de topo, híbrido, com mais de 300 cv. E capaz de fazer frente a rivais como o Volkswagen Golf R!
Proposta que, na Europa, compete com "monstros sagrados" como o Volkswagen Golf, a próxima geração do Peugeot 308 deverá começar por apresentar, desde logo, uma variante mais evoluída da plataforma EMP2, que este mesmo modelo estreou. E que, desde aí, tem servido de base para muitas outras propostas, das mais diversas marcas, do grupo PSA.
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Quanto a motorizações, as informações reunidas pela britânica Autocar referem que o futuro 308 poderá contar com uma extensa oferta, a começar, num novo propulsor de entrada de gama - nada mais, nada menos, que um 1.6 a gasolina, apoiado por um motor elétrico colocado no eixo dianteiro, cujas baterias deverão poder ser carregadas, também externamente.
Um GTi híbrido?
A par desta opção, novidade completa será, também, uma nova versão assumidamente desportiva, que poderá ou não exibir o emblema GTi, mas que, garantidamente, contará com um sistema de propulsão híbrido, ligeiramente parecido ao da motorização de entrada.
Recorrendo ao mesmo 1,6 litros, turbocomprimido, assim como à solução do motor elétrico no eixo dianteiro, o 308 mais "racing" soma, no entanto, mais um segundo motor elétrico, destinado a impulsionar as rodas traseiras.
Resultado desta conjugação de três motores, o modelo passa a, não só, anunciar uma potência acima dos 300 cv, como ainda desfruta de um sistema de vectorização de binário e tracção integral permanente, ou AWD.
Finalmente e a somar aos atributos técnicos, o facto da preparação estar a cargo de divisão de competição da marca, a Peugeot Sport Engineered, que também deverá ser responsável pelo apurar da versão mais performante do actual 508, que, em breve, deverá chegar aos mercados.
Diversidade é a palavra de ordem
Além destas duas motorizações, as informações já reunidas pela Autocar revelam que, previstos, estão ainda vários motores a gasolina e Diesel, numa proposta que, em termos de carroçarias, manterá apenas o hatchback de cinco portas, e a carrinha.
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Quanto à possibilidade de vir a contar com uma variante exclusivamente elétrica, foi o próprio CEO da Peugeot, Jean-Philippe Imparato a admitir que, "uma vez que vai ser lançado primeiramente com uma motorização híbrida plug-in, também pode vir a ter uma variante 100% elétrica, lá mais para a frente". No entanto, certo é que "todos os nossos modelos compactos e médios terão motorizações híbridas plug-in, uma vez que é a maneira mais suave de transitar, dos motores de combustão interna, para a propulsão elétrica".