Antes das novas taxas. China "inunda" Europa com elétricos

Os fabricantes chineses de automóveis elétricos procuraram antecipar-se à entrada em vigor das novas tarifas da União Europeia com a exportação recorde de viaturas para o Velho Continente, e que no passado mês de setembro atingiu o segundo valor mais elevado de sempre.

As exportações para a Europa de automóveis elétricos produzidos na China quase atingiram níveis recorde em setembro, naquilo que se pode considerar uma medida de antecipação face à entrada em vigor das novas tarifas da União Europeia para viaturas importadas daquele país do Extremo Oriente.

Segundo dados das alfândegas chinesas, os fabricantes daquele país enviaram 60 517 veículos elétricos para a União Europeia no mês passado, o que representa um aumento de 61% face a setembro de 2023 e foi o segundo volume mais elevado de sempre, ultrapassado apenas por outubro de 2023.

A corrida às exportações de veículos elétricos para a Europa ocorre numa altura em que as novas tarifas deverão entrar em vigor no final deste mês. No dia 4 de outubro, os membros da União Europeia votaram favoravelmente a introdução de novas tarifas, apesar da oposição de cinco países.

As novas tarifas, recorde-se, só poderiam ser rejeitadas se uma maioria qualificada, isto é, constituída por 15 países da União Europeia que representem 65% da população, tivesse votado contra. Contudo, isso não sucedeu. 

A maior economia da Europa, a Alemanha, votou contra a introdução das novas tarifas porque receia uma potencial retaliação comercial por parte da China e também porque alguns dos modelos elétricos de marcas germânicas são produzidos naquele país e exportados para a Europa.

Representantes da China e da União Europeia continuam a negociar para ver se é possível chegar a um compromisso. Se as conversações não chegarem a bom porto, as novas tarifas começam a ser aplicadas no fim do mês.

Pequim já começou a contestar o aumento das tarifas. Responsáveis chineses argumentam que as tarifas violam as regras da Organização Mundial de Comércio e aumentaram as tarifas para o brandy importado da União Europeia de 30,6% para 39%. A China também pode aplicar novas tarifas às importações da Europa de carne de porco e de vaca e está a ponderar aumentar as tarifas aos veículos importados de grande cilindrada.