Yangwang U9 falha recorde no Inferno Verde

A BYD tinha grandes ambições de bater o recorde da melhor volta para um veículo elétrico de produção no circuito longo de Nürburgring, mas o YangWang U9 não conseguiu destronar o Porsche Taycan nem o Rimac Nevera.

A BYD levou o seu supercarro elétrico YangWang U9 a Nürburgring. para tentar estabelecer o novo recorde da volta mais rápida no circuito longo. Com um tempo de 7m17:900 segundos e uma velocidade máxima de 391,94 km/h tornou-se no veículo de produção chinês mais rápido de sempre. Apesar dos números impressionantes, o objetivo não foi alcançado.

O tempo de 7m17,900s é, na verdade, bastante respeitável, sobretudo para um veículo elétrico. Contudo, do domínios dos elétricos de elevadas prestações, o YangWang U9 não irá obrigar a reescrever os livros de história. Ficou a 30 segundos dos 6m46,874 segundos do resultado alcançado pelo protótipo SU7 Ultra da Xiaomi e também não conseguiu destronar o Porsche Taycan Turbo GT (7m07:55s) nem o Rimac Nevera (7m05,298s).

A BYD partilhou um video com imagens captadas a bordo da melhor volta realizada no Inferno Verde de Nürburgring, deixando subentender que o YangWang U9 pode não ter sido levado aos limites. No video, o supercarro elétrico alcança uma velocidade máxima de 275 km/h na longa recta final do circuito alemão.

No dia 7 de novembro, o YangWang U9 atingiu uma velocidade máxima de 391,94 km/h numa pista oval, estabelecendo um novo recorde para automóveis chineses de produção. Contudo, aquele registo fica abaixo dos 438,7 km/h do Aspark Owl e dos 412 km/h do Rimac Nevera.

Problema técnico?

Após uma análise ao video é evidente que algo atrasou o YangWang U9 durante a sua volta no Inferno Verde. Uma explicação possível para a abordagem conservadora do piloto pode ser um não especificado problema técnico, mas a BYD preferiu não adiantar muito sobre a matéria, dando azo à especulação.

O supercarro chinês está equipado com quatro motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 1305 cv e um binário de 1680 Nm. Aquele veículo pesa quase 2,5 toneladas (2475 kg) e conta com uma bateria de 80 kWh, que anuncia uma autonomia de 465 km, segundo o ciclo chinês CLTC (cerca de 395 km em WLTP). 

Os engenheiros da BYD passaram seis meses a testar o U9 em Nürburgring, experimentando várias afinações e configurações de pneus. Apesar deste grande esforço, ainda há espaço para evolução. Ainda não se sabe se a BYD vai voltar ao Inferno Verde para mais uma tentativa.

O tempo final do YangWang U9 vai ser adicionado à lista oficial de recordes de Nürburgring quando a BYD concluir vários processos de certificação. Segundo o fabricante chinês, este atraso deve-se ao facto do modelo de produção ainda não ter sido lançado no mercado europeu. Na China já está disponível para encomenda com um preço a partir de 1,68 milhões de yuans, isto é, cerca de 221 mil euros.