Com a Turbo entre os convidados. Nissan Nismo em festa

Quarenta anos. Mais do que um número redondo, a efeméride mostra que a Nismo, apesar de perseguida pelas normas europeias de emissões, continua ativa e de boa saúde. A prova disso é o Festival Nismo, a decorrer no dia 1 de dezembro no Fuji International Speedway, no Japão, e no qual a Turbo vai estar presente.

Fundada no dia 17 de setembro de 1984, a Nissan Motorsport International Co. Limited, Nismo como ficou conhecida, era a resposta da Nissan aos preparadores internos europeus, como a BMW M ou a Mercedes AMG. Não tardou a ganhar fama e reconhecimento, tanto a nível local como internacional.

Estatuto que ainda hoje mantém, mesmo depois da legislação europeia ter afastado ícones como o Nissan GT-R ou o Z do Velho Continente. Mas o cenário está a mudar. A estreia do primeiro automóvel 100% elétrico com assinatura Nismo, marca o regresso do preparador japonês.

E a Nismo promete não ficar por aqui. Há planos para alargar a gama atual com a chegada de novos modelos eletrificados. Estes, apesar de assumirem a imagem marcante e o espírito do preparador, serão, no léxico Nissan, modelos de volume. Como o Nissan Ariya Nismo, que teremos oportunidade de conhecer no circuito de Fuji e que aqui iremos partilhar.

Para a Nissan existem os modelos de volume e os modelos Halo, de imagem, como os Z, Skyline ou a próxima geração do GT-R. Que vai haver um novo Godzilla parece certo. Falta definir o tipo de propulsão que, tudo indica, será híbrida. Se assim for são boas notícias, pois poderá ser comercializado na Europa.

Para além de ser uma excelente oportunidade para reencontrar a gama de desportivos da Nissan, a 25ª edição do Festival Nismo vai recuperar alguns dos modelos mais icónicos do preparador. Entre estes, destaque para os raríssimos Nismo 270R, Nismo 400R e R34 GT-R Z.

As emoções da competição vão ser revividas com a presença em pista de diversos modelos que animaram as 24 Horas de Le Mans na década de 90 do século passado. A estes juntar-se-ão o Nissan GT-R (R35), vencedor do Campeonato FIA GT, e Skyline GT-R (R32) de Grupo A.

Num festival virado para os adeptos do preparador oficial da Nissan não podiam faltar os automóveis privados. A julgar pelas edições anteriores serão centenas provenientes dos quatro cantos do mundo. Nós vamos lá estar e contamos-lhe tudo. Aqui, na revista Turbo, no nosso site e nas nossas redes sociais.