Fundada no dia 17 de setembro de 1984, a Nissan Motorsport International Co. Limited, Nismo como ficou conhecida, era a resposta da Nissan aos preparadores internos europeus, como a BMW M ou a Mercedes AMG. Não tardou a ganhar fama e reconhecimento, tanto a nível local como internacional.
Estatuto que ainda hoje mantém, mesmo depois da legislação europeia ter afastado ícones como o Nissan GT-R ou o Z do Velho Continente. Mas o cenário está a mudar. A estreia do primeiro automóvel 100% elétrico com assinatura Nismo, marca o regresso do preparador japonês.
E a Nismo promete não ficar por aqui. Há planos para alargar a gama atual com a chegada de novos modelos eletrificados. Estes, apesar de assumirem a imagem marcante e o espírito do preparador, serão, no léxico Nissan, modelos de volume. Como o Nissan Ariya Nismo, que teremos oportunidade de conhecer no circuito de Fuji e que aqui iremos partilhar.
Para a Nissan existem os modelos de volume e os modelos Halo, de imagem, como os Z, Skyline ou a próxima geração do GT-R. Que vai haver um novo Godzilla parece certo. Falta definir o tipo de propulsão que, tudo indica, será híbrida. Se assim for são boas notícias, pois poderá ser comercializado na Europa.