Com a Europa ainda a lutar contra a pandemia de COVID-19, os organizadores da mítica prova de resistência 24 Horas de Le Mans acabam de anunciar o adiamento da edição de 2021 da corrida. Isto, com o objectivo declarado de conseguir vir a ter público nas bancadas.
O anúncio foi feito, esta sexta-feira, pela própria organização das 24 Horas de Le Mans, acrescentando que, o evento deste ano, já não se realizará no fim-de-semana de 12 e 13 de junho, mas, sim, a 21 e 22 de agosto.
Recorde-se que, em 2020, a corrida teve lugar na data esperada, embora sem espectadores nas bancadas. Sendo que, este ano, os responsáveis do Automobile Club de l'Ouest (ACO), estão a tentar evitar que a situação se repita.
No entanto e porque a França encontra-se, neste momento e a exemplo de muitos outros países, no combate à pandemia de Coronavírus, os organizadores das 24 Horas de Le Mans esperam que, com o adiamento agora anunciado, a situação, no país, já esteja, então, mais desanuviada. E que, dessa forma, os espectadores já possam voltar às bancadas do circuito de La Sarthe.
"Embora tenha sido uma decisão difícil de tomar, é a certa", defendeu, em comunicado, o presidente da ACO, Pierre Fillon. Defendendo que, "realizar as 24 Horas de Le Mans à porta fechada, pelo segundo ano consecutivo, seria impensável".
LEIA TAMBÉM
Hiper Carro da Toyota já testa no circuito de Fuji
Com esta medida, "estamos, portanto, a fazer todos os possíveis para evitar que isso aconteça e para dar aos concorrentes uma visão clara de toda a temporada". Com Fillon a prometer ainda que "estamos a trabalhar muito para realizar um evento seguro, com todos os cuidados de saúde necessários em vigor".
Aliás, defende o mesmo responsável, "a corrida deste ano promete ser mais um thriller, com a estreia da nova classe Hypercar. "
A edição deste ano da mítica 24 Horas de Le Mans será não somente a 89.ª, como também significará a estreia de uma nova classe, denominada Hypercar, e que vem substituir a LPM1.
Entre as equipas a competirem nesta nova categoria de topo, surgem formações como a japonesa Toyota Gazoo Racing, a norte-americana Scuderia Cameron Glickenhaus e a francesa Alpine.
Entretanto, a Peugeot também já anunciou a intenção de participar no campeonato mundial de resistência, a partir de 2022, ao passo que a Ferrari deverá ingressar igualmente na categoria, em 2023.