SM Tribute inspira futuro fastback elétrico DS 8

Com o objetivo de substituir o atual DS 9, a marca francesa deverá lançar no próximo ano o novo DS 8, um fastbak elétrico com uma autonomia máxima de até 700 quilómetros e que irá estrear a futura linguagem desta insígnia premium da Stellantis.

O segmento dos fastback vai ser reforçado no próximo ano com a chegada do novo DS 8 no próximo ano, que terá a missão de suceder ao atual DS 9. O lançamento desse modelo será crucial para a marca, já que as vendas têm vindo a diminuir no mercado europeu. Até final de agosto assistiu-se a uma regressão de 33% para 26 173 unidades.

O CEO da Stellantis Carlos Tavares não tem poupado esforços a apoiar cada uma das 14 marcas do grupo, designadamente a Maserati que tem estado debaixo de fogo devido aos seus modestos resultados financeiros.

A Stellantis também mantém a sua estratégia definida em 2021 de dar a cada marca dez anos de apoio financeiro antes de tomar quaisquer decisões acerca do seu futuro no grupo.

Assim, a DS dispõe de sete anos para se tornar mais competitiva e para renovar por completo toda a sua gama de produtos para se tornar totalmente elétrica a partir de 2027.

Antecipação do futuro

O futuro DS 8 servirá de manifesto de intenções para esta nova era, ajudando a estabelecer novas práticas de design, introduzindo simultaneamente novas motorizações e entrando num novo segmento, onde terá de enfrentar concorrentes como o Audi A6 e-tron, BMW iX, Mercedes-Benz EQE SUV ou o Polestar 3.

O DS 8 será produzido na fábrica da Stellantis de Melfi, em Itália, juntamente com o sucessor do Opel Insignia e o novo crossover da Lancia, o Gamma.

O design do DS 8 deverá ir buscar inspiração ao protótipo DS SM Tribute, recentemente apresentado. O futuro modelo deverá combinar elementos de estilo de uma berlina, de um fastback e de um SUV, solução esta já conhecida do C5 X, o topo de gama da Citroën.

As linhas esguias da carroçaria do SM Tribute sugerem que a DS irá apostar num design mais orientado para a eficiência aerodinâmica, o que significa que a abordagem relativamente mais convencional da marca revelada no protótipo Aero Sport Lounge de 2020 não será seguida e que a marca irá afastar-se das linhas tradicionais dos SUV.

Plataforma STLA Medium

Tecnicamente, o DS 8 deverá partilhar a nova plataforma STLA Medium da Stellantis com o Peugeot 3008, Opel Grandland e a nova geração do Citroën C5 Aircross. Aquela arquitetura está preparada para receber motorizações híbridas, híbridas plug-in e elétricas.

O novo DS 8 elétrico deverá, provavelmente, receber a designação E-Tense, e poderá receber baterias com capacidades de 73 kWh ou 98 kWh, para uma autonomia máxima de 700 km. O sistema de propulsão contará com um ou dois motores elétricos. A versão mais potente terá 320 cv.

O DS 8 deverá ser revelado no final do ano para coincidir com o décimo ano de atividade da DS como marca independente.