Especializada em veículos comerciais, a Foton é uma marca de origem chinesa que acabou de chegar a Portugal através do Grupo JAP, que é um dos maiores operadores nacionais do retalho automóvel, contando no seu portefólio com 16 marcas.
A oferta vai assentar em sete modelos, estando já seis disponíveis, incluindo camiões ligeiros elétricos, com 4,25 e 7,5 toneladas de peso bruto, furgões elétricos, grandes e médios, além de duas pick-up 4x4 com motorização diesel e uma 4x2, esta última elétrica a bateria.
Fundada em 1996 e com sede em Pequim, na China, a Foton é uma marca detida pela BAIC, tendo já vendido mais de 11 milhões de unidades em todo o mundo. Este fabricante disponibiliza uma ampla gama de veículos comerciais ligeiros e pesados destinados tanto ao transporte de mercadorias como de passageiros. Os seus veículos foram desenvolvidos em parceria com fabricantes reconhecidos como a Daimler, a ZF ou a Cummins.
“O processo de representar a marca Foton em Portugal e a passagem do Grupo JAP para importador foi bastante ponderado”, afirma Fernando Martins, diretor de importação do Grupo JAP.
“A opção por este construtor resultou de um binómio. Em primeiro lugar, aquilo que representa atualmente. Trata-se do maior produtor chinês de veículos comerciais - e um dos maiores mundiais -, líder no mercado doméstico”, explica o responsável, adiantando que o valor da marca está estimado acima de 34 mil milhões de dólares. “A marca esteve sempre focada nos veículos comerciais e tem uma gama muito vasta, incluindo ligeiros e pesados”.