Kia apresentou gama PBV na Europa

Presente pela primeira vez no Salão de Hannover, a Kia deu a conhecer a sua futura gama de comerciais ligeiros elétricos PBV, naquele que é o regresso ao segmento na Europa. Em Hannover, apresentou os protótipos PV5 e PV7, cujas versões de produção deverão chegar ao Velho Continente em 2025 e 2027, respetivamente.

Após uma longa ausência no segmento dos comerciais ligeiros na Europa, a Kia está de regresso com a nova gama elétrica e conectada PBV (Platform Beyond Vehicle) que, numa primeira fase, contará com dois modelos, o PV5 e o PV7.

A marca sul-coreana anunciou o lançamento da nova oferta no início deste ano durante o Consumer Electronics Show em Las Vegas, tendo aproveitado o evento para dar a conhecer a sua visão da mobilidade para os próximos 10 a 12 anos.

A Kia desenvolveu uma plataforma BEV inovadora especificamente para comerciais ligeiros, que pode ser adaptada a diferentes distâncias entre eixos, acomodando assim facilmente uma gama muito ampla de dimensões e tipos de carroçaria.

Com manobrabilidade, potência e aceleração altamente eficientes, os PBV de pequenas, médias ou grandes dimensões apresentam um desempenho de nível elevado, quer em estrada aberta, quer em zonas urbanas.

Oferecem características de condução e manobrabilidade referenciais na classe, com um raio de viragem que facilita o estacionamento em espaços apertados e a deslocação nos centros das cidades.

No IAA Transportation 2024, a Kia revelou os protótipos PV5, PV5 People Mover, PV5 High Roof e PV7, tendo a marca anunciado uma garantia de sete anos ou 150 mil quilómetros.

Plano S

Todos os veículos terão conectividade permanente e em combinação com as possibilidades de desenvolvimento de software, baseado no sistema operativo Android, a Kia pretende promover uma maior interação entre os intervenientes da cadeia logística: carroçarias, prestadores de serviços e utilizadores dos veículos. 

Os utilizadores podem também desfrutar da experiência de utilização única do habitáculo multitarefas, da interface dotada de Inteligência Artificial e dos inúmeros espaços de armazenamento. O habitáculo é altamente adaptável, podendo ser facilmente transformado num espaço de trabalho móvel quando o veículo está parado.

Os PBV da Kia fazem parte do Plano S da marca, estratégia de longo prazo que inclui a expansão da gama de veículos elétricos. O conceito de PBV alicerça-se em quatro pilares - Condução, Carregamento, Conectividade e Trabalho - tendo a Kia aproveitado a presença em Hannover para fazer o anúncio de novidades absolutas em cada um desses pilares.

No campo da conectividade, a Kia anunciou uma parceria com a Geotab que passa pela integração de um  conjunto de soluções de dados, com tecnologia de bordo melhorada, sistemas inovadores, otimização de rotas e prémios de condução segura. A Geotab é uma empresa líder mundial em soluções de transportes conectados e de gestão de ativos.

Os veículos totalmente conectados da família PBV da Kia dispõem de uma gama de sistemas e caraterísticas a bordo que maximizam a comodidade. Entre estas encontra-se uma nova unidade de controlo com base em Android OS, assistente de voz com IA, manutenção preditiva, rotas inteligentes e um sistema de gestão de frotas personalizado. A Digital Key 2.0 fornece acesso remoto e partilhado ao veículo, enquanto as atualizações remotas (OTA) garantem que as mais recentes funcionalidades e tecnologias estão sempre disponíveis a bordo.

Primeiro a chegar é o PV5

O primeiro modelo a chegar ao mercado será o PV5, um comercial de dimensões médias, estando previsto o seu lançamento no último trimestre de 2025.

O Kia PV5 vai inserir-se num segmento onde estão presentes modelos como o Ford Transit Custom, Mercedes-Benz Vito, Opel Vivaro, Peugeot Expert, Renault Trafic, Volkswagen Transporter, os quais já estão disponíveis com plataformas multienergias. A aposta da Kia vai passar por uma oferta exclusivamente elétrica, que integra soluções de carregamento V2X (vehicle-to-everything).

O PV5 será proposto em versões de chassis curto ou longo, tecto normal ou alto, nos derivativos furgão de mercadorias, chassis-cabina e kombi de passageiros. Os modelos serão construídos com materiais sustentáveis e vão oferecer tecnologia V2G (vehicle-to-grid).

O PV5 Cargo estará vocacionado para ir de encontro à satisfação das necessidades dos serviços de utilidades (construção, reparação, manutenção), aos operadores de distribuição de última milha e às pequenas e médias empresas.

As versões de passageiros do PV5, denominadas People Mover, serão propostas em configurações de quatro, cinco e seis lugares, estando ainda prevista uma versão que possibilita o transporte de um passageiro de mobilidade reduzida.

300 mil unidades em 2030

Em 2027, a oferta será reforçada com o PV7, um comercial de dimensões maiores, que irá oferecer uma maior capacidade de carga nas versões de mercadorias e até nove lugares nas de passageiros. A oferta também será alargada com outras variantes, incluindo algumas já transformadas de fábrica.

A Kia está a trabalhar com vários parceiros, incluindo transformadores pan-europeus, para desenvolver PBV individualizados para necessidades específicas, tais como estantes, transporte de mercadorias refrigeradas, lazer e mobilidade acessível a cadeiras de rodas.

A gama PBV será produzida numa nova fábrica na Coreia do Sul, dedicada exclusivamente a estes modelos, tendo sido anunciada uma produção de 150 mil unidades em 2025 e 300 mil em 2030.

A comercialização será assegurada pela atual rede da Kia, estando prevista a criação de alguns centros dedicados em comerciais quando for introduzido o PV7. Os responsáveis da Kia garantem, no entanto, que toda a rede estará preparada para vender e dar assistência aos veículos PBV.