Hyundai mantém aposta no hidrogénio com novo Nexo

A Hyundai apresentou a segunda geração do Nexo, que oferece uma autonomia de até 700 quilómetros entre abastecimentos de hidrogénio e estreia a mais recente linguagem de design da marca, designada “Art of Steel”.

Apesar da infraestrutura de abastecimento de hidrogénio ser claramente limitada e de se estar longe de se atingir os objetivos definidos pela União Europeia, a Hyundai continua a acreditar nesta tecnologia e acaba de apresentar no Salão da Mobilidade de Seul de 2025 a segunda geração do Nexo.

Baseado no protótipo Initium revelado no final de outubro de 2024, é o primeiro modelo da Hyundai a adotar a mais recente linguagem de design da marca coreana, denominada “Art of Steel”.

O visual exterior deste crossover compacto carateriza-se pelo aspeto robusto e sofisticado, com linhas arrojadas, enquanto a secção transversal em forma de arco reforça a sua força.

Os padrões de ranhuras horizontais nas portas realçam a durabilidade do veículo, com o design geral a adequar-se tanto a estilos de vida urbanos como ao ar livre. O exterior é ainda definido pelas suas lâmpadas “HTWO”, criando um design distinto específico para FCEV que combina ousadia com requinte. Os pontos luminosos de quatro focos também asseguram que o novo Nexo é reconhecível como um Hyundai à noite. 

Com um comprimento de 4,75 metros, o novo Nexo tem mais 7,8 centímetros do que o seu antecessor, enquanto a largura da carroçaria aumentou cinco milímetros. A bagageira oferece uma capacidade máxima de até 993 litros. Em função da versão estão disponíveis jantes de 18” ou 19”.

Ambiente tecnológico

O interior oferece um ambiente espaçoso, sendo utilizados estofos de alta qualidade e macios com padrões que evocam o calor e o conforto de uma casa. Um ecrã curvo, centrado no condutor, controlos intuitivos e uma consola central tipo ilha com um impressionante espaço de arrumação são as principais caraterísticas. Os ecrãs digitais dos espelhos laterais integram-se perfeitamente no painel de instrumentos, maximizando a abertura e o carácter prático.

Os ocupantes dos lugares dianteiros contam com bancos Premium Relaxation, com apoios para as pernas e têm encostos estreitos que facilitam uma melhor distância entre os joelhos. O espaço para as pernas dos passageiros da segunda fila é igualmente generoso e o conforto também proporcionado pelos assentos ventilados que também oferecem um maior ângulo de reclinação.

O habitáculo do Hyundai Nexo disponibiliza soluções de arrumação inteligentes, nomeadamente na consola central, na área do painel de instrumentos e no revestimento das portas, o que aumentaainda mais o carácter prático e proporciona mais comodidade aos passageiros.

A iluminação ambiente ligada aos alertas de limite de velocidade na estrada contribui para a experiência premium, enquanto o teto panorâmico aumenta a sensação de espaço interior.

Autonomia de 700 km

A linha motriz do Hyundai Nexo recebeu melhorias na célula de combustível e nos sistemas de eletrónica de potência para aumentar a potência e as prestações.

O sistema de motor elétrico também foi revisto, oferecendo uma potência de 190 kW (255 cv), permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,8 segundos e uma velocidade máxima de 179 km/h.

A Hyundai também reviu a capacidade dos depósitos de hidrogénio que permitem armazenar 6,69 quilogramas de combustível. O tempo de abastecimento é de aproximadamente cinco minutos.

Com os depósitos atestados de hidrogénio é possível percorrer mais de 700 quilómetros, com base no ciclo de testes coreano.