Primeiro elétrico dedicado da Mazda terá baterias Panasonic

A Mazda está a construir uma nova fábrica no Japão, onde irá produzir baterias com módulos da Panasonic para os seus novos veículos elétricos, construídos a partir de uma plataforma dedicada, que deverá estar concluída em 2027.

Com exceção do MX-30, a Mazda não tinha um veículo elétrico na sua gama europeia, mas agora a marca de Hiroshima parece querer recuperar o terreno na eletrificação com fortes investimentos. A Mazda anunciou planos para construir uma nova fábrica no Japão para produzir baterias para veículos elétricos.

Esta decisão constitui um passo importante na sua estratégia de eletrificação porque a fábrica irá fornecer os módulos de baterias para o primeiro elétrico projetado com base numa plataforma dedicada para este tipo de viaturas.

A fábrica vai ser construída na cidade de Iwakuni e irá recorrer à Panasonic Energy como principal fornecedor para os seus módulos de baterias cilíndricas. Quando estiver operacional terá uma capacidade anual instalada de 10 GWh.

As baterias cilíndricas serão utilizadas por um novo modelo baseado na primeira arquitetura dedicada da Mazda para veículos elétricos. A marca não divulgou datas para o lançamento nem detalhes técnicos. Anteriormente, o CEO da Mazda, Masahiro Moro, sugeriu que o desenvolvimento em casa da arquitetura elétrica estará concluída em 2027.

A Mazda promete que esta nova plataforma permitirá disponibilizar veículos com um “design avançado, uma conveniência superior e autonomias alargadas”.

Centro de pesquisa de baterias

A Mazda não tem estado completamente desligada no campo da eletrificação. A marca já comercializa veículos elétricos, incluindo o crossover MX-30 que foi lançado em 2019, mas é construído a partir de uma versão modificada da plataforma SkyActiv, projetada originalmente para modelos de combustão.

Mais recentemente, a Mazda lançou o EZ-6 na China, que está disponível em versões elétricas e com extensor de autonomia. A berlina de dimensões médias utiliza uma plataforma da Changan, que partilha com o Deepal / Shenlan SL03. A mesma abordagem de partilha de plataformas está prevista para a versão de produção do Mazda Arata EV Concept, que deverá ser lançada em 2025 juntamente com o gémeo Deepal SL07 SUV.

Além dos módulos de bateria fornecidos pela Panasonic para os seus veículos elétricos, a Mazda está está a desenvolver as suas próprias baterias de iões de lítio de elevada densidade que serão introduzidas nos seus elétricos e híbridos plug-in. O CEO da Mazda também já adiantou que está a ser implementada uma “avançada base de pesquisa” para a tecnologia de baterias de estado sólido.