Com exceção do MX-30, a Mazda não tinha um veículo elétrico na sua gama europeia, mas agora a marca de Hiroshima parece querer recuperar o terreno na eletrificação com fortes investimentos. A Mazda anunciou planos para construir uma nova fábrica no Japão para produzir baterias para veículos elétricos.
Esta decisão constitui um passo importante na sua estratégia de eletrificação porque a fábrica irá fornecer os módulos de baterias para o primeiro elétrico projetado com base numa plataforma dedicada para este tipo de viaturas.
A fábrica vai ser construída na cidade de Iwakuni e irá recorrer à Panasonic Energy como principal fornecedor para os seus módulos de baterias cilíndricas. Quando estiver operacional terá uma capacidade anual instalada de 10 GWh.
As baterias cilíndricas serão utilizadas por um novo modelo baseado na primeira arquitetura dedicada da Mazda para veículos elétricos. A marca não divulgou datas para o lançamento nem detalhes técnicos. Anteriormente, o CEO da Mazda, Masahiro Moro, sugeriu que o desenvolvimento em casa da arquitetura elétrica estará concluída em 2027.
A Mazda promete que esta nova plataforma permitirá disponibilizar veículos com um “design avançado, uma conveniência superior e autonomias alargadas”.