Os 10 automóveis com mais autonomia que estão à venda em Portugal permitem percorrer mais de 1100 quilómetros com um só depósito de combustível. O motor diesel continua a ser o mais económico, já que nove dos dez veículos têm este tipo de solução. O único "intruso" está equipado com tecnologia Bi-Fuel, GPL e gasolina.
Regra geral, quando se fala em autonomia pensa-se em automóveis elétricos. Todavia, por maior que tenha sido a evolução na capacidade das baterias, o alcance daquelas viaturas ainda fica bastante abaixo daquela que é oferecida pelos dez automóveis com maior autonomia total que se encontram em comercialização no mercado nacional.
Apesar de diabolizados por muitos fundamentalistas do ambiente, os veículos diesel continuam a ser os mais económicos quando os automobilistas se têm de fazer à estrada. Além disso, para reabastecer, basta dirigir-se a qualquer posto de combustível, encher o depósito, pagar e seguir viagem. Não é necessário recorrer a um cartão de um CEME ou uma qualquer "app" e esperar que faça ligação com o posto ou este com a rede.
Liderada por um modelo da Mercedes-Benz, a lista integra três modelos da BMW, três de marcas do Grupo Volkswagen e dois da Peugeot. A única "intrusa" nesta hegemonia diesel é a Dacia com a sua motorização Bi-Fuel, que conta com dois depósitos distintos - GPL (gás de petróleo liquefeito) e gasolina - para garantir uma autonomia mais elevada e custos de utilização mais baixos, já o preço de venda ao público do GPL é inferior aos outros combustíveis fósseis.
Por outro lado, apesar dos SUV dominarem as vendas, o seu maior peso e volume prejudica a aerodinâmica, penalizando o consumo. Por esse motivo, entre os dez veículos com mais autonomia desta lista aparecem apenas berlinas e viaturas compactas. Será de referir que os valores dos consumos apresentados têm por base as médias anunciadas e homologadas pelos fabricantes.
Mercedes-Benz Classe C: 1434 quilómetros
O campeão da autonomia é o Mercedes-Benz Classe C, graças às suas versões a gasóleo C 200 d de 163 cv e C 220 d 200cv, que apresentam um consumo homologado de 4,6 l/100 km. Além disso, uma das variantes a gasolina C 180 MHEV de 170 cv também é bastante e consegue percorrer até 1047 quilómetros.
O Mercedes Limousine C 200 d está disponível a partir 56.000 euros e o C 220 d a partir de 57.000 euros.
Skoda Superb: 1375 quilómetros
Com da versão híbrida plug-in (PHEV), a berlina maior da Skoda não possui qualquer eletrificação, mas o motor diesel de 2,0 litros de 150 da Volkswagen é bastante frugal e consegue percorrer até 1375 quilómetros. A opção a gasolina 1.5 TSI de 150 também é uma alternativa interessante, ultrapassando os mil quilómetros com um depósito.
O Skoda Super 2.0 TDI de 150 cv está disponível a partir de 45.616 euros.
Volkswagen Passat: 1346 quilómetros
O lugar mais baixo do pódio vai para um outro modelo do Grupo Volkswagen, o Passat, A carroçaria berlina até tinha maior autonomia, mas deixou de ser comercializada, mas mesmo assim a versão Variant (station-wagon ou carrinha) ainda consegue conquistar a terceira posição.
Equipada com o motor 2.0 TDI de 122 cv ou 150 cv, consegue percorrer até 1346 quilómetros com um depósito de 66 litros. O preço de venda ao público começa nos 47.737 euros.
BMW Série 4: 1311 quilómetros
O coupé da BMW está disponível em várias motorizações, mas a diesel é aquela que consegue oferecer um maior alcance com um depósito. Além disso é mesmo a versão de entrada para este combustível no modelo - o 420d - que desenvolve uma potência de 190 cv e anuncia um consumo entre 4,6 e 5,3 l/100 km. O BMW 420d Auto 48V é proposto a partir de 57.900 euros.
BMW Série 5: 1270 quilómetros
O segundo modelo da BMW a surgir na lista dos dez mais económicos é o Série 5, que também oferece uma autonomia impressionante com a mesma motorização, 520d que debita igualmente 190 cv, sendo proposto a partir de 60.400 euros.
À semelhança de outros modelos da lista possui igualmente uma versão a gasolina com tecnologia micro-híbrida, o 520i de 184 cv, que supera os mil quilómetros.
Dacia Jogger: 1250 quilómetros
O único modelo a desafiar a hegemonia diesel é o Dacia Jogger de sete lugares. Apesar da gama ter recebido recentemente uma motorização híbrida, a variante mais económica está dotada com uma solução Bi-Fuel (GPL e gasolina) de 100 cv, que consegue chegar aos 1250 quilómetros de autonomia, combinando ambos os depósitos.
O Dacia Jogger Eco-G 100 Bi-Fuel também é o mais acessível destes dez, com um preço a partir de 17.655 euros.
Peugeot 308: 1209 quilómetros
Pouco atrás do Dacia Jogger Eco-G Bi-Fuel em termos de autonomia aparece o Peugeot 308, cuja nova geração dispõe de versões híbridas e híbridas plug-in, a que se juntará ainda este ano uma versão elétrica a bateria.
Mas nesta lista, o modelo faz-se representar com a motorização 1.5 BlueHDi de 130 cv, que tem um consumo homologado de apenas 4,9 l/100 km, permitindo percorrer até 1209 quilómetros. O Peugeot 308 Active Pack 1.5 BlueHDi 130 cv EAT8 pode ser adquirido por um valor a partir de 34.520 euros.
BMW Série 3: 1200 quilómetros
O terceiro representante da BMW na lista dos dez automóveis com mais autonomia em Portugal é o Série 3 equipado com motor diesel, mas duas motorizações: 318d de 150 cv e 320d de 190 cv. Ambas partilham a capacidade do depósito e anunciam um consumo médio idêntico, de 4,8 a 5,5 l/100 km.
Em termos de preços, o BMW 318d Auto 48V é proposto a partir de 54.750 euros.
Peugeot 508: 1195 quilómetros
A berlina francesa também conta com o motor 1.5 BlueHDi para percorrer muitos quilómetros, sendo o consumo médio homologado quase idêntico ao do 308, com um valor de 5,0 l/100 km. O Peugeot 508 Allure Pack BlueHDi 130 S&S EAT8 pode ser encomendado a partir de 47.000 euros.
Em alternativa está disponível, sob encomenda, o motor a gasolina 1.2 PureTech de 130 cv, sendo possível percorrer mais de um milhar de quilómetros com um depósito de combustível. Além disso, este modelo também é proposto numa carroçaria station-wagon.
Audi A3 Sedan: 1190 quilómetros
A carroçaria berlina não será a mais vendida da gama A3 da Audi, mas será mais eficiente do ponto de vista aerodinâmico do que a Sportback. O motor diesel 35 TDI de 150 cv não é o de acesso à gama, já que existe uma motorização de 116 cv, mas ambas as versões partilham o mesmo depósito. Só que o motor de 150 cv apresenta um consumo menor, de 4,2 a 4,5 l/100 km. O Audi 36 TDI S tronic S line tem um preço de venda ao público a partir de 43.649 euros.