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Volvo e Uber já circulam sem condutores em São Francisco

Texto: Nuno Fatela
Data: 14 de Dezembro, 2016

Foi iniciada uma nova fase do projeto piloto de condução autónoma que vai utilizar veículos da Volvo fornecidos à famosa empresa de transporte de passageiros.

Após ter sido anunciada em Agosto a criação de uma parceria entre a Volvo e a Uber para o desenvolvimento da condução autónoma, que colocou numa primeira fase protótipos de testes em Pittsburgh, foi hoje anunciado que os primeiros veículos com estas tecnologias já circulam também nas ruas de São Francisco, Estados Unidos. Os automóveis em causa são os SUVS XC90, que foram fabricados pela marca sueca e depois adquiridos pela Uber e equipados com os hardwares e softwares de condução sem intervenção humana da empresa de mobilidade. Inicialmente estes veículos vão continuar a ter um condutor atrás do volante, de forma a supervisionar o seu comportamento e poder retomar o controlo a qualquer momento, mas o objetivo futuro é que elas deixem de necessitar de uma pessoa a bordo a assegurar o seu bom funcionamento.

 

A Volvo destaca duas vantagens decorrentes do estabelecimento desta parceria, que passam pela redução dos custos de desenvolvimento das tecnologias de condução autónoma e também o crescimento das vendas destes automóveis. A cooperação com a Volvo faz parte do projeto de condução sem intervenção humana desenvolvido pelo fabricante nórdico que está dividido em três vertentes, onde se incluem também o “Drive Me”, que vai em 2017 colocar uma frota de 100 XC90 autónomos nas ruas de Gotemburgo, e também o acordo estabelecido com a Autoliv, que vai dar origem a uma empresa focada no desenvolvimento e comercialização de tecnologias necessárias para que os carros consigam fazer as suas viagens em modo ‘Piloto Automático’. Fiel à sua filosofia de progressivamente aumentar a segurança dos seus automóveis, a Volvo tem sido das marcas a apostar com mais força na condução autónoma, tendo considerado estas inovações como fulcrais para atingir a sua “Visão 2020”, que pretende que nenhuma pessoa fique ferida ou perca a vida a bordo de um automóvel da marca a partir da próxima década.