O anúncio publicitário do novo Volkswagen Polo foi proibido no Reino Unido. Para as autoridades competentes, o vídeo "convida a uma condução irresponsável" devido à "confiança excessiva" nos sistemas de apoio à condução e de segurança. A Volkswagen produziu um divertido anúncio publicitário do novo Polo, mostrando as capacidades dos sistemas de apoio à condução e de segurança do fabricante germânico. No entanto, a Advertising Standards Agency (ASA) do Reino Unido, entidade que regula a publicidade em terras britânicas, não achou muita piada e deu razão às seis queixas apresentadas. Nós explicamos. https://www.youtube.com/watch?v=PMRnVqQVDwo O vídeo apresenta um pai resignado ao "desastre" que é a condução do seu filho. Carrinhos de rolamentos, bicicletas, motas, qualquer veículo que a criança, mais tarde jovem, conduzisse, o desfecho era invariavelmente o mesmo: um acidente. O vídeo prossegue com o novo Volkswagen Polo. O pai entra no automóvel e já se está a preparar para o pior mas, no final, os sistemas de apoio à condução e de segurança do modelo "salvam o dia", através do sistema de monitorização do ângulo morto, que ajudou a prevenir que o carro colidisse com um pesado, e do sistema de travagem de emergência, que evitou o atropelamento de um peão. Considera a ASA que este anúncio viola as regras estipuladas, a 20.1 e a 20.5, do código que regula a publicidade. "Os anúncios não devem tolerar ou incentivar condução perigosa, competitiva, imprudente ou irresponsável" e também "não devem exagerar os benefícios dos recursos de segurança aos consumidores". Este anunciou motivou inclusive a queixa de seis consumidores. A Volkswagen nega estas considerações e diz que nada neste vídeo"promove ou encoraja à condução "perigosa, competitiva, imprudente ou irresponsável". Certo é que o anúncio terá de ser alterado se a marca quer transmiti-lo no Reino Unido.