Introduzido com o Scénic e Grand Scénic, e chegada a outros modelos no próximo ano, este motor tem mais binário e vai reduzir os consumos e emissões. Estará disponível com três níveis de potência e ligado a caixas manuais ou EDC. A Renault apresentou um novo motor a gasolina, desenvolvido numa colaboração entre a
Aliança (Renault, Nissan e Mitsubishi) e a Daimler. O novo bloco Energy TCe, de 1.3 litros e com turbo, promete melhores prestações, com diminuição dos consumos e menos emissões, proporcionando uma condução mais agradável, assegura a marca. Este motor já equipa o Scénic e o
Grand Scénic e em 2018 passará a equipar, progressivamente, outros modelos do fabricante gaulês.
"O nosso novo motor a gasolina resulta da experiência dos engenheiros da Renault, da Aliança e do nosso parceiro Daimler", sublinhou Phillippe Brunet, Vice Presidente Global do Departamento de Motorização e Veículos Elétricos.
Submetida a mais de 40,000 horas de testes, a nova motorização Energy TCe 140 oferece 35 Nm adicionais de binário máximo (comparativamente ao anterior Energy TCe 130), disponíveis entre as 1,500 e 3,500 rpm. O motor também poderá ser encontrado com outros dois níveis de potência: 115 cv e transmissão manual; 160 cv com opção pela caixa de velocidades manual ou a automática 'EDC'. Este novo propulsor incorpora inovações como um processo de revestimento dos cilindros adaptado a partir da técnica utilizada no motor do Nissan GT-R. As vantagens são a redução da fricção e otimização na transferência de calor, impactando positivamente a eficiência. Tem também uma pressão de injeção aumentada para 250 bar e o desenho da câmara de combustão foi alterado para otimizar a mistura combustível/ar. Outra novidade é uma tecnologia de variação de tempo das válvulas, que se adapta consoante a carga do motor. O resultado é maior binário em baixas rotações e uma disponibilidade superior e mais linear nos regimes mais altos.
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