A EMEL vai lançar parques de estacionamento de baixo custo fora da cidade como incentivo a que os condutores não levem os carros para o centro. A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) vai abrir parques de estacionamento de baixo custo nas zonas limítrofes da capital, numa medida que visa diminuir o tráfego nas zonas centrais da cidade, com vantagens não apenas ao nível do tempo perdido nas deslocações mas também na qualidade de ar pelos níveis menores de poluição. Os parques terão um custo simbólico de 50 cêntimos por dia e o objectivo é incentivar os condutores a comprar um título de transporte público. Numa primeira fase, serão lançados parques na Ameixoeira (500 lugares e com abertura prevista para Junho), Pontinha (2 mil lugares), Areeiro (300) e Pedrouços (150), os últimos ainda sem datas anunciadas. Segundo informações divulgadas, decorrem nesta altura negociações com empresas privadas que gerem os parques de estacionamento dos estádios da Luz e de Alvalade (800 e 200 lugares, respectivamente), e do Pingo Doce da Bela Vista (370). Em declarações à comunicação social, o presidente da EMEL, Natal Marques, referiu que estes "serão sempre parques a preços meramente simbólicos. Por 50 cêntimos por dia, desde que tenha um título de transporte, a pessoa deixa ali o carro e vai para o seu trabalho". A implementação destes parques de estacionamento significaria uma acentuada descida no valor que actualmente é cobrado no centro da cidade. Para se ter uma ideia, estacionar o carro durante 10 horas no centro, numa zona verde, custa o total de 8 euros; 11,20 euros na zona amarela; e 16 euros na zona vermelha. Como avalia esta medida? Considera que os transportes públicos da capital estão prontos para dar resposta ao potencial aumento de procura? Existem outros locais onde poderiam ser edificados mais destes espaços low-cost de estacionamento? Deixe-nos a sua opinião no Facebook da Turbo.