Os alunos do Instituto Superior Técnico apresentaram ontem o seu 8º carro de competição para a Formula Student, o FST08e. Com tecnologia 100% portuguesa, este monolugar demonstra todas as capacidades dos alunos da instituição de ensino. A equipa da FST Lisboa, constituída por 39 alunos de 7 cursos diferentes, construiu o seu oitavo protótipo, o FST08e, apresentado ontem no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Desenvolvido em tempo recorde - um ano letivo - o desafio foi completado com sucesso e os alunos deram a conhecer a sua proposta para a conquista da Formula Student. O FST08e é um monolugar com quatro motores elétricos AC de ímanes permanentes, capaz de desenvolver 175cv de potência e de atingir os 130 km/h. A bateria de polímeros de lítio tem capacidade para 8kWh. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FST-Tecnico-Apresentação.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FSTTapado.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/IMG_20180625_180224.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/IMG_20180625_180224_1.jpg] Outras caraterísticas do FST08e são o chassis monocoque e suspensão 'push rod' de duplo triângulo em fibra de carbono pré-impregnada, uma rede de sensores e o sistema de controlo que distribui a energia. A inclusão de um pacote aerodinâmico com DRS é também uma novidade e, sendo uma viatura de competição, o peso é importante. Dai que o peso final do FST08e na ordem dos 220kg, seja outro elemento a destacar. Um projeto ambicioso, desenvolvido minuciosamente e num reduzido espaço de tempo. https://youtu.be/j67WZFBuLOE
A Skoda é uma das marcas automóveis que mais aposta na formação e apoio a estudantes. Veja aqui o mais recente projeto, um SUV descapotável, que foi criado pelos jovens que estagiaram nas instalações do fabricante checo
O projeto contou com o apoio da Novabase, empresa que acompanha os alunos do IST na produção destes protótipos desde 2010."A nossa participação ativa neste projeto tem dois objetivos: por um lado investir em Investigação e Desenvolvimento tecnológico, num contexto multidisciplinar e de competição internacional e, por outro, criar uma maior proximidade com os estudantes e, desta forma, estarmos ligados aos desafios e ambições de novos talentos numa perspetiva global", sublinhou Nelson Teodoro, Diretor de Marketing da Novabase. A FST Lisboa, criada em 2001, desenvolveu 8 protótipos, três deles equipados com motores de combustão interna e 5 totalmente elétricos. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FST.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FST01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FST03.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FST04.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FST06.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FST07.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FSTGeral1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FSTGeral2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FSTGeral4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/IMG_20180625_170124.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/IMG_20180625_170130.jpg]
Vídeo: Momento de revelação do FST08e
"O FST 08e teve como filosofia de design, o aumento de fiabilidade através da consolidação dos processos existentes e soluções conhecidas, associadas à redução de peso e ao aumento do tempo de testes", disse Henrique Karas, líder da equipa do FST Lisboa. "Foi um grande desafio desenvolver este protótipo em apenas um ano e só foi possível com o empenho de toda a equipa e o apoio dos nossos patrocinadores. Será um grande orgulho representar Portugal, o Instituto Superior Técnico e os nossos patrocinadores nas competições internacionais", acrescentou este estudante do Instituto Superior Técnico, que tirou um ano sabático para trabalhar no projeto.A Skoda é uma das marcas automóveis que mais aposta na formação e apoio a estudantes. Veja aqui o mais recente projeto, um SUV descapotável, que foi criado pelos jovens que estagiaram nas instalações do fabricante checo
O projeto contou com o apoio da Novabase, empresa que acompanha os alunos do IST na produção destes protótipos desde 2010."A nossa participação ativa neste projeto tem dois objetivos: por um lado investir em Investigação e Desenvolvimento tecnológico, num contexto multidisciplinar e de competição internacional e, por outro, criar uma maior proximidade com os estudantes e, desta forma, estarmos ligados aos desafios e ambições de novos talentos numa perspetiva global", sublinhou Nelson Teodoro, Diretor de Marketing da Novabase. A FST Lisboa, criada em 2001, desenvolveu 8 protótipos, três deles equipados com motores de combustão interna e 5 totalmente elétricos. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FST.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FST01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FST03.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FST04.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FST06.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FST07.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FSTGeral1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FSTGeral2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/FSTGeral4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/IMG_20180625_170124.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/IMG_20180625_170130.jpg]