Conheça os piores do ano nos testes de segurança

A coreana Ssangyong bate todos os recordes de segurança... pela negativa. E há marcas de renome que também entram na lista.   O European New Car Assessment Program, mais conhecido por EuroNCAP, é o organismo independente encarregue de verificar a segurança de todos os novos modelos de automóveis lançados no mercado europeu.   Quase sempre, a notícia diz respeito a mais alguns galardoados com as cinco estrelas (pontuação máxima) do costume.   Agora, lembrámo-nos de fazer uma visita às profundezas da classificação, para perceber, afinal, quais são aqueles carros que, em 2016, ficaram longe de acompanhar os melhores no que diz respeito à nossa proteção em caso de acidente.   Três estrelas foi tudo o que os modelos seguintes obtiveram.   No topo deste ranking invertido surgem dois modelos da coreana Ssangyong: o mini SUV Tivoli e o crossover XLV. Em ambos os casos a versão base, ou seja, sem equipamentos de segurança opcionais, obteve apenas três das cinco estrelas possíveis. E também em ambos os casos foi no capítulo dos sistemas eletrónicos de assistência que obtiveram as piores notas. https://www.youtube.com/watch?v=lSW81_LhOU4   Já no famoso teste de proteção dos ocupantes, aferido essencialmente através dos testes de colisão, ambos os modelos obtiveram uma pontuação de 74 por cento, o que é manifestamente pouco para o que hoje em dia se considera aceitável.   Pouco melhor que os dois coreanos conseguiu o novo Fiat Tipo, o terceiro modelo menos seguro de todos os lançados em 2016, segundo aquele organismo independente. https://www.youtube.com/watch?v=UNWOMhsTd9s Embora tenha conseguido uns mais aceitáveis 82 por cento na proteção dos ocupantes em caso de impacto, o carro italiano ficou-se pelos 60 por cento (o valor mais fraco do ano) no capítulo da proteção de crianças a bordo. Igualmente fraca (25 por cento) é a pontuação que aborda os equipamentos de assistência disponíveis da versão base de gama.   Também a japonesa Suzuki ficou mal na fotografia da segurança, com dois modelos no ranking dos piores: tanto o novo Suzuki Baleno como o Ignis conseguiram mesmo ter pior nota que o Tipo na proteção dos ocupantes (80 e 79 por cento, respetivamente), embora suplantem o Fiat tanto na proteção de crianças como na proteção de peões. Quanto aos equipamentos de assistência à condução dos modelos de série, a nota é igualmente medíocre: 25 por cento. https://www.youtube.com/watch?v=q-KrtWeTJqY https://www.youtube.com/watch?v=OWaPod5S1aA A lista dos modelos classificados apenas com três estrelas em 2016 culmina na pick-up Toyota Hilux, que consegue assim pior resultado que as concorrentes Nissan Navara e Mitsubishi L200 em 2015, ambas com quatro estrelas. https://www.youtube.com/watch?v=UgwSIN-5w98