Suzuki Cappuccino de volta? Parece que sim...

A Suzuki poderá estar a trabalhar num novo Cappuccino, agora com um motor 1.3l turbocomprimido, em colaboração com a Toyota e a Daihatsu. A revelação oficial pode acontecer já no próximo ano.

Existem rumores de que a Suzuki está a desenvolver uma nova geração de um dos seus modelos mais icónicos, o Cappuccino, e que poderá ser apresentado no final de 2026.

Embora a marca japonesa ainda não tenha feito um anúncio oficial, rumores apontam para que este novo modelo seja desenvolvido como um “irmão” da próxima geração do Daihatsu Copen e do há muito esperado Toyota S-FR. Propostas que resultarão da parceria entre os três fabricantes japoneses de automóveis.

Ao contrário do modelo original de 1991, que se enquadrava perfeitamente no segmento “Kei Car” japonês, é expectável que esta nova geração cresça significativamente de tamanho, colocando-o em pé de igualdade com o Mazda MX-5 (ND).

Fiel às origens

De acordo com fontes japonesas próximas da marca, o novo roadster seguirá a “receita” original: um peso reduzido, tração traseira e uma experiência de condução envolvente.

As mesmas fontes também anunciam que poderá medir 3.8 metros (3.895 mm) de comprimento, com uma distância entre eixos de 2.4 metros (2.410 mm).

Estas dimensões são bastante próximas das apresentadas no protótipo Daihatsu Vision Copen, mostrado em 2023, com 3.8 metros (3.835 mm) de comprimento e 2.4 metros (2.415 mm) de distância entre eixos.

Argumentos para vir para a Europa?

Os rumores sugerem ainda que o roadster poderá surgir com um motor turbo de 1,3 litros e três cilindros de origem Toyota, com entre 120 cv a 150 cv de potência, enviados exclusivamente para as rodas traseiras.

Também aventada é a hipótese de uma motorização alternativa, na forma de um bloco de 1,6 litros com quatro cilindros naturalmente aspirado, com mais potência. Na calha poderá estar, tanto uma transmissão manual, como automática, para as duas versões.

Independentemente da motorização escolhida, é impossível não reparar nas semelhanças que o futuro Cappuccino mostra, relativamente ao Mazda MX-5 (ND), roadster ainda hoje vendido na Europa, com dimensões e potências semelhantes.

O roadster da Mazda mede 3.9 metros (3.915 mm) de comprimento, com uma distância entre eixos de 2.3 metros (2.310 mm). Além disso, é vendido nos mercados europeus com duas motorizações: 1.5 Skyactiv-G com 132 cv e 2.0 Skyactiv-G de 184 cv, ambas associadas a caixa manual de seis velocidades.

Resta aguardar

Contudo, um possível lançamento ainda está a quase dois anos de distância, pelo que há apenas que aguardar por um potencial anúncio oficial da empresa de Hamamatsu.

Ainda antes disso, a Suzuki poderá desvendar uma espécie de protótipo do modelo, como forma de aumentar ou até mesmo avaliar o entusiasmo quanto a um possível regresso do Cappuccino.

Mas, acima de tudo e se a parceria Suzuki-Toyota-Daihatsu vingar, o resultado poderá ser um trio de roadsters leves e focados na experiência de condução.